TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE VISITA TECNICA HOSPITAL REGIONAL

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  5.132 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SILAS ROSA

PSICOLOGIA 6º PERIODO

HOSPITAL DE BASE DR ARY PINHEIRO

HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS (BARRETINHOS)

CAPS MADEIRA MAMORÉ

COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAMILIA ROSETTA

  SOLANGE DOS SANTOS CRUZ

PROF. ANA NOBREGA e JOSIANA NASCIMENTO

PIMENTA BUENO 2016

FAP- FACULDADE DE PIMENTA BUENO

SILAS ROSA

PSICOLOGIA 6º PERIODO

HOSPITAL DE BASE  DR. ARY PINHEIRO

HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS (BARRETINHOS)

CAPS MADEIRA MAMORÉ

COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAMILIA ROSETTA

SOLANGE DOS SANTOS CRUZ

PROF. ANA NOBREGA e JOSIANA NASCIMENTO

PIMENTA BUENO/2016

SOLANGE DOS SANTOS CRUZ

HOSPITAL DE BASE  Dr. ARY PINHEIRO

HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS (BARRETINHOS)

CAPS MADEIRA MAMORÉ

COMUNIDADE TERAPÂUTICA FAMILIA ROSETTA

Visita técnica realizada com os acadêmicos do curso de Psicologia da FAP, (4º,6º,8º). O objetivo foi ampliar a visão da atuação do psicólogo e contextualizar as experiências vivenciadas com a teoria durante a graduação.

PROF. ANA NOBREGA E JOSIANA NASCIMENTO

PIMENTA BUENO/2016

 VISITA TÉCNICA

Nos dias 14 e 15 de outubro foi realizada uma visita técnica no Hospital de Base Ary Pinheiro, Hospital do Câncer de Barretos (Barretinhos), CAPS Madeira Mamoré e Centro de recuperação da família Rosetta em Porto Velho supervisionado pelos docentes Jaqueline Valeria, Selma Bueno e Silas Rosa (coordenador do curso de psicologia FAP). No dia 14 às oito horas da manhã foi realizada visita no Hospital de Base Ary Pinheiro, com ênfase na ala Psiquiátrica onde tivemos a oportunidade de conhecer os trabalhos que são desenvolvidos dentro daquela unidade.

O HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO

Fundado em 1982, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) é referência para o estudo por ser uma unidade geral e de ensino. Realiza atendimento terciário, contemplando procedimentos de média e alta complexidade para todo o estado de Rondônia. Atende ainda pacientes de cidades vizinhas do Acre, Amazonas, Mato Grosso e mesmo da Bolívia.

 Abrangem as especialidades de psiquiatria, nefrologia, otorrinolaringologia, fisioterapia, nutrição e dietética, gastroenterologia, pneumologia, psicologia, ortopedia, clínica médica, urologia, oftalmologia, oncologia, hematologia, pediatria, neonatologia, ginecologia, obstetrícia, plástica, bariátricas, cardiologia e unidades de terapia intensiva. O HBAP mantém, também, serviços como banco de leite materno, centro de imunobiológicos especiais, comissão de 16 humanização, comissão de controle de infecção hospitalar, gerência de risco sanitário, núcleo hospitalar de epidemiologia, comissão interna de prevenção de acidentes, laboratório e setor de diagnóstico por imagem, hemodiálise, farmácia, manutenção, dentre outros.

 A demanda por internação é alta e quase sempre os pacientes chegam à unidade sem diagnóstico definido. Estas, dentre outras características, tornam o ambiente hospitalar um cenário propício para o desencadeamento de inúmeros fatores de risco, que podem acentuar ou causar determinados danos ou doenças. Podem ocorrer processos infecciosos nos pacientes bem como nos profissionais que ali desempenham suas atividades.

 O número total de funcionários, cujo vínculo é temporário ou servidor estatutário, compreende mais de 2000 pessoas. O quadro de enfermagem conta com mais 600 profissionais de nível superior, médio e fundamental, distribuídos em 28 setores, desempenhando funções diversas entre a assistência e o gerenciamento das ações.

 Não distante da realidade da maioria das unidades de saúde brasileiras, os trabalhadores do HBAP vivenciam rotineiramente a problemática exposição a diferentes formas de transmissão e infecção por acidentes com perfurocortantes, aerossóis, gotículas e fluídos orgânicos, por contato direto e /ou indireto.

Trabalham no HBAP dezoito psicólogos que fazem atendimento por setor (as clinicas propriamente dita). O trabalho do psicólogo na unidade é de suma importância, pois lá existem os casos mais críticos de enfermidades e perdas, junto com as angustias e as frustações do ser humano. O psicólogo hospitalar ajuda o paciente passar por essa fase tão difícil, que é a perda da autonomia e identidade de pessoa onde o foco é somente a doença.

O HBAP conta também com uma ala psiquiátrica, que contém várias pessoas internadas, e abandonadas por familiares. Após a reforma psiquiátrica esses espaços seriam apenas para atender pacientes em surto, medica-los e entregar para família. Porém não foi possível se adequar a esse novo modelo, já que existiam pacientes abandonados por familiares e sem condições e viver sozinho fora dali. Os pacientes psiquiátricos ficam separados dos outros pacientes para que não apresentem risco para os outros pacientes. Eles têm reforço de segurança, e seus portões são de grades e trancados com cadeados, pois tem dias que eles estão agitados, e por conta da doença mental alguns apresentam comportamento agressivo.

De um modo geral os pacientes estavam aparentemente calmos, porém aparentavam-se desorientados autopsiquicamente e alopsiquicamnte e alguns com exageros na linguagem corporal, como fazer movimentos complicados com as mãos e balanço no corpo para frente e para trás.

Após conhecer as unidades do HBAP apresentado por a Psicóloga e coordenadora Rose e Psicólogo Marcos, foram também apresentados alguns programas desenvolvidos por aquelas unidade. Um dos trabalhos que chamou bastante a atenção foi o CENTROGESTA-RO (Centro de Neoplastia Trofoblástica Gestacional). Doença Trofoblástica Gestacional ou Gravidez Molar é um termo utilizado para designar um grupo de doenças composto por desordens placentárias parecidas. Estas alterações podem ser benignas (na maioria das vezes) ou malignas. Ocorre a partir de tecido placentário em iniciais de uma gravidez em que o embrião não se desenvolve normalmente. O tumor da placenta se apresenta sob a forma de um aglomerado de cistos semelhantes a um cacho de uva. Sua causa decorre de defeitos na formação de espermatozoides ou de óvulos e/ou ainda da união dessas duas células de forma anormal. O Atendimento no HB consiste em limpar o útero e acompanhamento médico e psicológico especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com