TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas e Sais Minerais

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.229 Palavras (17 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 17

Vitaminas e Sais Minerais

de rezende111 | trabalhosfeitos.com


Vitaminas e sais minerais

 

Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Essas são a água e os minerais; e aquelas, os açúcares, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo dessas substâncias e também das transformações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, graças à sua presença.

Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser sintetizados pelos humanos, são adquiridos pela alimentação. São encontrados dissolvidos na água, em forma de íons, na forma de cristais ou ligados a moléculas orgânicas. Dessa forma, é perceptível que executam funções diversas, como a formação de estruturas, regulação de reações químicas, dentre outras. Não podendo se esquecer de que a ingestão exagerada de sais minerais pode prejudicar a absorção de outros nutrientes. Os sais minerais estão divididos em dois grupos os macrominerais (Cálcio, Magnésio, Fósforo (fosfato), Sódio, Cloro, Enxofre (sulfato) e Potássio )e os microminerais (Ferro, Zinco, Selênio, Cobre, Iodo, Manganês, Molibdênio, Fluoreto e Boro ).

As vitaminas são compostos orgânicos não relacionados, que não podem ser sintetizados por humanos e, portanto, devem ser supridos pela dieta. As vitaminas: ácido ascórbico (vitamina C), tiamina (vitamina B1), riboflvina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, vitamina B12, piridoxina (vitamina B6), piridoxal, piridoxamina são classificadas como hidrossolúveis e as quatro vitaminas A, D, K e E são ditas lipossolúveis. As vitaminas são requeridas para a execução de funções celularesespecíficas, por exemplo, muitas das vitaminas hidrossolúveis são precursores de coenzimas para as enzimas do metabolismo intermediário, em contraste somente uma vitamina lipossolúvel tem função de coenzima. 

Vitaminas Lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis são aquelas que não são solúveis em água, mas sim em lipídeos, logo por isso elas só podem ser absorvidas na presença de bílis e suco pancreático e quando absorvidas são armazenadas no sistema linfático.

Vitamina A

A vitamina A é essencial para a visão, a reprodução, o crescimento e a manutenção dos tecidos epiteliais. Em seu mecanismo de ação o ácido retinóico liga-se com alta afinidade a proteínas receptoras específicas, no núcleo de células-alvo, como as células epiteliais.  O complexo ativado receptor-ácido retinóico interage com a cromatina nuclear, estimulando a síntese de RNA retinóide-específico, resultando na produção de proteínas específicas que medeiam várias funções fisiológicas. Sua deficiência pode causar impotência, cegueira noturna, retardo do crescimento, xeroftalmia.Toxicidade: Síndrome tóxica hipervitaminose A. Os sinais iniciais refletem-se na pele, que  se torna seca e prurítica, no fígado, que apresenta aumento e pode tornar-se cirrótico, e no sistema nervoso, mimetiza sintoma de tumor encefálico. Podendo essa vitamina ser encontrada no fígado, rim, nata, manteiga e clara de ovos. Vegetais amarelos e verde-escuro e frutas são boas fontes dietéticas de carotenos que servem como precursores da vitamina A.

Vitamina D

As vitaminas D são um grupo de esteroides que apresentam funções similares às dos hormônios. A molécula ativa,1,25-diidroxicolecalciferol(1,25-diOH-D3), liga-se a proteínas receptoras intracelulares. O complexo 1,25-diOH-D3-receptor interage com o DNA no núcleo de células-alvo de modo semelhante á vitamina A, e estimula seletivamente a expressão gênica ou reprime de modo específico a transcrição gênica. A ação mais proeminente do 1,25-diOH-D3 é a regulação dos níveis plasmáticos de cálcio e fósforo. Já no intestino o 1,25-diOH-D3 estimula a absorção intestinal de cálcio e fosfato. O 1,25-diOH-D3 entra na célula intestinal e liga-se a um receptor citosólico. O complexo 1,25-diOH-D3-receptor move-se então para o núcleo , onde interage seletivamente com o DNA celular . Como resultado,  a captação de cálcio é aumentada. E nos ossos o 1,25-dioh-D3 estimula a mobilização do cálcio e do fosfato dos ossos por um processo que necessita de síntese proteica e da presença de PTH. O resultado é o aumento no cálcio e no fosfato plasmático. Assim, os ossos são reservas importantes de cálcio, que podem ser mobilizadas para manter os níveis plasmáticos.

Sua deficiência pode causar raquitismo (em crianças), osteomalacia (em adultos). Em excesso pode causar perda do apetite, náusea, sede e estupor. Aumento na absorção de cálcio e reabsorção óssea resulta em hipercalcêmica. Sendo que ela pode ser encontrada em peixes gordurosos, fígado e clara de ovo.

Vitamina K

O principal papel da vitamina K é a modificação pós-traducional de vários fatores de coagulação sanguínea, em que essa vitamina serve como coenzima na carboxilação de certos resíduos de ácido glutâmico presentes nessas proteínas. Se administrada em altas doses pode causar anemia hemolítica e icterícia no bebê. Sendo essa vitaminaencontrada no repolho, na couve-flor, no espinafre, na clara de ovos e no fígado.

Vitamina E

 Sua principal função é como antioxidante na prevenção da oxidação não enzimática de componentes celulares pelo oxigênio molecular e radicais livres. Sua deficiência está quase inteiramente restrita a bebês prematuros. Quando observada em adultos, normalmente está associada com defeitos na absorção ou no transporte de lipídeos. Os sinais de deficiência de vitamina E em humanos incluem a sensibilidade dos eritrócitos a peróxidos e o aparecimento de membranas celulares anormais. Sendo que ela pode ser encontrada em óleos vegetais, fígado e ovos.

Vitaminas hidrossolúveis

 

As vitaminas hidrossolúveis constituem um grupo de compostos estruturalmente e funcionalmente independentes que compartilham uma característica comum de serem essenciais para a saúde e bem-estar. As vitaminas hidrossolúveis, de uma maneira geral, não são normalmente armazenadas em quantidades significativas no organismo, o que leva muitas vezes a necessidade de um suprimento diário dessas vitaminas. Sendo elas subdivididas em três grupos as não complexo B, as do complexo B e as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (467.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com