TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas e sais minerais

Por:   •  12/4/2015  •  Resenha  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA III

PROF. : JOSELENE RIBEIRO DE JESUS SANTOS

ALUNO (A): MARCELO AUGUSTO BARROS MOURÃO

 

ATIVIDADE 5 

As vitaminas e os minerais são micronutrientes necessários em quantidades muito reduzidas para muitos dos processos essenciais do nosso organismo. Vitamina é toda substância que desempenha importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa e na nutrição. Os minerais são elementos vitais para manutenção da vida, pois ativam o funcionamento das enzimas, peças-chaves das reações químicas/metabólicas no organismo.

As vitaminas do complexo B são componentes essenciais na produção de energia, contribuindo com coenzimas que ajudam a liberar essa energia. As vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (folato) e B12 (cianocobalamina) ajudam na metabolização dos aminoácidos e são importantes na multiplicação das cé- lulas, contribuindo de forma geral para a manutenção da saúde dos nervos, músculos, ossos, pele, olhos, cabelos, fígado e aparelho gastrintestinal.

A deficiência de tiamina pode resultar em três síndromes distintas: 1. Beribéri seco, caracterizado por neuropatia periférica crônica. 2. Beribéri úmido, no qual insuficiência cardíaca e anormalidades metabólicas predominam, com pouca evidência de neuropatia periférica 3. Encefalopatia de Wernicke com psicose Korsakoff, caracterizada por confusão mental, dificuldade na coordenação motora e paralisia do nervo ocular (oftalmoplegia).

A vitamina B2, também conhecida como riboflavina, é uma vitamina moderadamente solúvel em soluções aquosas, termoestável e sensível à radiação ultravioleta. Atua no metabolismo gerador de energia, sendo essencial para a formação dos eritrócitos, para a neoglicogênese e para a regulação das enzimas tireoidianas.

A vitamina B3, também conhecida como niacina, é uma vitamina hidrossolúvel que engloba duas estruturas químicas: o ácido nicotínico e a nicotinamida. A síntese da niacina ocorre a partir do triptofano, um aminoácido essencial que é convertido tanto pela flora intestinal quanto nos tecidos.

A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, é uma vitamina hidrossolúvel, fundamental para o metabolismo celular, envolvida na degradação dos ácidos graxos e na liberação de energia celular por carboidratos, através de ciclo de Krebs. Atua também na síntese de hormônios, ácidos graxos e no funcionamento de células do sistema imunológico. Entre os principais alimentos-fonte estão: gema do ovo, fígado, leveduras, salmão, brócolis e carnes magras (ALVARENGA, 2014).

A vitamina B6 ou piridoxina é uma vitamina hidrossolúvel encontrada em três formas biológicas: piridoxina, piridoxal e piridoxamina (ALVARENGA, 2014). Possuem uma função importante no metabolismo proteico, no transporte e metabolismo do ferro e contribui no metabolismo da homocisteína.

A biotina (vitamina B7) é uma vitamina hidrossolúvel que atua na síntese de ácidos graxos, no catabolismo de aminoácidos de cadeia ramificada e na via gliconeogênica, ou seja, no metabolismo lipídico e energético (VANNUCCHI; CUNHA, 2009).

O ácido fólico ou folacina (vitamina B9) é uma vitamina hidrossolúvel, que tem relação funcional e histórica com a vitamina B12 (ALVARENGA, 2014). O ácido fólico exerce diferentes funções no organismo, entre as quais estão a participação na divisão celular, desenvolvimento do tudo neural, hematopoiese e metabolismo da homocisteína. O folato tem importante função na síntese de DNA e RNA, sendo elemento fundamental na eritropoiese.

A cianocobalamina ou vitamina B12 é hidrossolúvel e de extrema importância nas funções orgânicas, sendo necessária para sua absorção a secre- ção do fator intrínseco pelas células parietais gástricas. Entre as funções da cianocobalamina no organismo está a participação como cofator para duas enzimas: a metilmalonil-Coa redutase (envolvida no metabolismo dos aminoácidos, do colesterol, da timina e dos ácidos graxos) e a metionina sintetase (participa da remetilação da homocisteína, a qual é reciclada novamente à metionina).

As vitaminas A (retinol), C (ácido ascórbico) e D (colecalciferol) desempenham várias funções no organismo, entre as quais estão manter as células saudáveis, proteger a visão, sintetizar colágeno e contribuir para formação de ossos e dentes. Acompanhe a seguir algumas características e manifestações clínicas da deficiência dessa vitaminas.

Entre as causas que determinam a carência no organismo estão a não amamentação, o consumo deficiente de alimentos fontes de vitamina A, que podem ser de origem animal (óleos de fígado de peixes, derivados do leite, como queijo e manteiga), ou de origem vegetal (folhas de cor verde-escura, frutos amarelos, raízes de cor alaranjada e óleos vegetais) (BRASIL, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (207 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com