TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁNÁLISE DE AÇÚCARES E DERIVADOS

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

ÁNÁLISE DE AÇÚCARES E DERIVADOS

MANAUS

2015

ÁNÁLISE DE AÇÚCARES E DERIVADOS

Relatório da aula prática apresentado para obtenção de nota parcial referente à disciplina de Bromatologia ministrada pelo prof. Rodrigo Souza no período 2014/2.

MANAUS

2015

Introdução

Açúcar é um termo empregado para designar carboidratos simples, que se consumido frequente e em grande quantidade aumenta o risco da ocorrência de doenças crônicas no nosso dia a dia pode-se dizer que esta entre as substâncias mais presentes no nosso cotidiano, não devendo o consumo diário ultrapassar 10% da energia total, sendo indicada no máximo uma porção por dia.

O mel natural é um produto açucarado fornecido pela abelha Apis mellifera L., Apidae. O produto é uma solução concentrada de açúcares, que tem predominância de frutose, glucose e outras substâncias orgânicas inclusive até minerais. A forma principal de adulteração do mel é pela adição de açúcar comercial, glucose e dextrinas. Ainda pode haver no mercado o comércio mel artificial, que é constituído por açúcares com adição de substâncias aromáticas. A análise do mel tem por finalidade descobrir se o produto é natural, artificial ou falsificado.

Os testes realizados durante a aula prática avaliaram se o produto testado estaria em seus padrões normais preestabelecidos pela ANVISA. Com a finalidade de verificar a quantidade de açucares presentes no mel através de teste com a solução de fehling; determinação dos açúcares através do teste da sacarose; e a determinação da umidade por refratometria.

Objetivo

Determinar a presença de açúcares redutores, sacarose aparente em mel e análise refratômica.

Materiais

 

Balança analítica

Banho-maria

Funil pequeno

Chapa elétrica

Espátula metálica

Erlenmeyer

Refratômetro

Balão volumétrico

Pipeta volumétrica

Pipeta graduada

Bureta

Métodos

  • Padronização das soluções de Fehling:
  1. Pipetou-se 5 mL da solução A e 5 mL da solução B para um erlenmeyer de 250 mL e foi adicionado com uma bureta de 25 mL, a solução padrão de açúcar invertido, cerca de 0,5 a 1 mL a menos do volume total necessário para reduzir todo o cobre.
  1.  Aqueceu-se a solução até a ebulição. E foi mantida em ebulição moderada por 2 minutos.
  1. Sem remover da chapa elétrica, adicionou-se1 mL da solução de azul de metileno.
  1. Completou-se a titulação, dentro de um tempo total de ebulição de 3 minutos, adicionando gota a gota a solução de açúcar invertido, até descoloração do indicador.
  • Preparo e titulação da amostra:
  1. Pesou-se cerca de 2,5 g da amostra homogeneizada de mel em um béquer de 25 mL, dissolveu-se com água e foi transferido para um balão volumétrico de 200 mL.
  1. Completou-se o volume com água e Pipetou-se 50 mL da solução para um balão volumétrico de 100 mL e completou-se o volume.
  1. Pipetou-se 5 mL da solução A e 5 mL da solução B para um erlenmeyer de 250 mL.
  1. Adicionou-se 7 mL de água. Na bureta de 25 mL, colocou-se a solução de mel diluída e adicionou-se 15 mL no erlenmeyer. Aqueceu-se a solução e foi mantida em ebulição moderada por 2 minutos.
  1. Adicionou-se 1 mL de solução de azul de metileno enquanto ainda em ebulição e completou-se a titulação , dentro de um tempo total de ebulição de 3 minutos, adicionando gota a gota a solução diluída de mel até descoloração do indicador.
  • Sacarose aparente
  1. Pipetou-se 50 mL da solução de mel obtida nos açúcares redutores para um balão volumétrico de 100 mL.
  1. Adicionou-se 25 mL de água. E aqueceu-se a 65ºC em banho-maria.

       1.3 Removeu-se o frasco do banho e adicionou-se 10 mL de solução de ácido clorídrico.

               1.4 A solução foi deixada para resfriar naturalmente até a temperatura ambiente.

         1.5 Em seguida foi neutralizada com solução de hidróxido de sódio, usando papel indicador de pH. Completou-se o volume com água. E Procedeu-se como em açúcares redutores.

  • Refratômetria em méis:

  1. Utilizando-se um refratômetro manual, com o auxilio de uma pipeta de Pasteur pingou-se um gota do mel no refratômetro manual e anotou-se o resultado.

Resultados

  • Na padronização das soluções de Fehling foram adicionados os reagentes de Fehling A e B formando uma amostra azul como na imagem abaixo.

[pic 2]

Figura 1. Reagente de Fehling

Após ebulição por 2 minutos, e sem remover da chapa elétrica, adicionou-se 1 mL da solução de azul de metileno.

[pic 3]

Figura 2. Titulação da padronização da solução de Fehling.

Após mais ou menos 3 minutos, adicionando gota a gota a solução de açúcar invertido, houve a redução completa do cobre e o azul de metileno foi reduzido a um composto incolor com precipitado marrom.

[pic 4]

Figura 3. Amostra final

.

Os açúcares redutores são calculados como açúcar invertido (glicose + frutose).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (357.9 Kb)   docx (184 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com