TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM ANSIEDADE

Por:   •  18/3/2020  •  Artigo  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

BRASÍLIA

2020

KEITH KATHERYM MATOS DE JESUS

IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM ANSIEDADE

Projeto apresentado ao Curso de Educação Física da Instituição Anhanguera de Brasília. Orientador: Claudiene Abreu.

BRASÍLIA

2020

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Cronograma de execução das atividades do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso.... 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

1.1 O Problema 7

2 OBJETIVOS 7

2.1 Objetivo Geral ou Primário 7

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 7

3 JUSTIFICATIVA 7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8

5 METODOLOGIA 11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Algumas pessoas vivenciam a ansiedade de forma mais frequente e intensa. A ansiedade é uma reação do sistema nervoso diante de algumas situações do cotidiano, mas pode ser considerada doença patológica e comprometer a saúde emocional.

Situações como falar em público, expectativa para eventos considerados importantes, entrevistas de emprego, provas entre outras desencadeiam transtornos de ansiedade, isso incluem transtornos com características de reação de medo e perturbações comportamentais relacionadas.

Muito embora Sigmund Freud, e outros estudiosos já analisavam casos de ansiedade há mais de 200 anos, ao longo de sua obra, mesmo apresentando interesse pelas origens evolutivas da mente humana, as contribuições nesse assunto área tem sido desconsideradas, os quadros de ansiedade acompanham o homem ao longo de sua história.

Estudos realizados por Sousa (2013) utilizando o exercício físico para o tratamento da ansiedade reconhece como uma importante ferramenta para ajudar em melhoria no quadro da saúde emocional. Mudanças de comportamentos a partir da exigência do corpo no momento de agir em situações reais podem ser trabalhadas.

Dentro deste cenário utilizaremos estudos que apontem o ganho significativo na saúde do paciente e, acredita-se, de qualidade de vida com o singelo tratamento. Portanto, abordaremos a importância do exercício físico no tratamento de pacientes com ansiedade e a partir destas considerações, propõe-se responder: a prática regular de exercício físico viabiliza a eficácia do tratamento em pacientes com ansiedade?

A importância desta pesquisa contribui para estudos e mudanças de estratégias de tratamento de saúde mental. No capítulo 1 será apresentado as evidencias dos sintomas e complicações de pacientes com ansiedade. No segundo momento, a análise dos principais tratamentos e exercícios físicos eficientes para pacientes com ansiedade.

Já no terceiro as indicações de como o exercício físico pode proporcionar a eficácia no tratamento da ansiedade. e por fim os ganhos comportamentais depois do tratamento.

1.1 O Problema

De que forma a prática regular de exercício físico viabiliza o tratamento em pacientes com ansiedade?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Avaliar os benefícios do exercício físico no tratamento de pacientes com ansiedade.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

• Evidenciar os sintomas e complicações de pacientes com ansiedade.

• Conceituar o exercício físico.

• Indicar como o exercício físico pode auxiliar no tratamento da ansiedade.

3 JUSTIFICATIVA

A ansiedade é um transtorno psíquico que atinge pessoas independente de sua faixa etária, apresentando complexidade em seu tratamento, sendo necessário o acompanhamento do paciente por uma equipe de profissionais que tenham como objetivo atingir resultados terapêuticos eficazes, bem como alcançar a melhor qualidade de vida do paciente.

Atualmente há inúmeros estudos abordando a prática de exercício físico de forma regular em pacientes com transtornos de ansiedade, enfatizando a sua importância para a melhoria da sintomatologia através do estimulo ao organismo na produção de hormônios favoráveis ao bem-estar, buscado evitar o avanço da doença, entre outros.

Neste sentido a abordagem ao respectivo tema é capaz de promover um maior debate e conhecimento entre os profissionais de saúde de maneira multidisciplinar, justificando a relevância do presente estudo.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A ansiedade é um conjunto de sensações que pode afetar qualquer indivíduo, podendo ser entendida como uma resposta naturaldo ser humano às diversas situações cotidianas, sendo caracterizada principalmente pelo sentimento de apreensão ocasionando pela antecipação de algum perigo futuro. (FERNANDES et al., 2018).

De acordo com Ministério da Saúde, a ansiedade passa a ser considerada uma patologia quando a intensidade e durabilidade das sensações apresentam-se de forma exagerada, passando a ser prejudicial ao funcionamento psíquico e somático do indivíduo.

Os Transtornos de Ansiedade (TA) são quadros clínicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com