TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Por:   •  29/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 12


CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Betim

2018

ÁVILA ILÍDIO DE SOUSA

FERNANDA FERREIRA RODRIGUES

FERNANDA OLIVEIRA DE MORAES

[pic 6]

FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em farmácia.
Orientador:


[pic 7]Betim

2018

ÁVILA ILÍDIO DE SOUSA

FERNANDA FERREIRA RODRIGUES

FERNANDA OLIVEIRA DE MORAES

FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em farmácia.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Betim, dia de mês de 2018.


  1. INTRODUÇÃO

Através de análises percebe-se que a Era Moderna está tida como a “Idade da Ansiedade”, isto porque viver ansiosamente passou a ser considerada uma condição à qual, de certa forma, todos estão vinculados. Assim, a ansiedade é caracterizada como uma perturbação psíquica causada pela excessiva estimulação do sistema nervoso central, podendo se apresentar de forma normal ou patológica, diferenciando-se com a persistência dos sintomas ou estímulo de algum momento especifico (BALLONE, 2005).

Os benzodiazepínicos estão entre os primeiros na linha de tratamento para diversas formas de ansiedade. Apesar de terem sua eficácia comprovada, apresentam efeitos colaterais predominantes. No Brasil, tem-se investido cada vez mais na implantação da fitoterapia no SUS e no fortalecimento da indústria farmacêutica neste mesmo segmento (POLÍTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS, 2006). Com isso, tal pesquisa justifica-se pela fitoterapia ter apresentado efeitos positivos no tratamento de diversas doenças, dentre elas a ansiedade. Além de serem bem aceitos pela população devido à preferência por produtos naturais, tanto quanto para diminuir os gastos com medicamentos abusivamente caros.

A fitoterapia é reconhecida pelo Ministério da Saúde (2006) como um método que possibilita a utilização das propriedades das plantas medicinais de diferentes formas. O aproveitamento adequado das propriedades medicinais de uma planta depende, em grande parte, de seu preparo e utilização corretos.

        Devido ao aumento da procura por medicamentos fitoterápicos, a eficácia dos mesmos se coloca em questionamento. Seriam eles realmente capazes de substituir medicamentos sintéticos? 

Perante o problema apresentado, tem-se por objetivo verificar de que forma a fitoterapia pode ser usada no tratamento da ansiedade. Com isso, apresentam-se as características da ansiedade, a descrição da importância da fitoterapia como alternativa medicinal e do relato da eficácia e principais efeitos adversos do mesmo.

        Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, possibilitando uma síntese das bases de dados acerca do tema proposto. Sendo classificada também, quanto uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo desenvolvido com base em materiais publicados em livros, revistas e artigos científicos, disponibilizados nas bases envolvidas.

Para este estudo serão incluídas as publicações com temas relacionados à forma como a fitoterapia pode ser adotada no tratamento da ansiedade. Seguindo este parâmetro, serão consideradas as publicações no período de 2000 a 2018. Dentre as publicações, serão pesquisados artigos, teses, dissertações, monografias e diretrizes. A população do estudo encontra-se indexada nas bases de dados do Ministério da Saúde, ANVISA, Scielo e BVS, sendo a amostra do estudo constituída pelos artigos que atenderem aos critérios de inclusão e exclusão. Para o levantamento dos artigos foi realizada uma busca online nas bases de dados através dos descritores: fitoterapia; tratamento e ansiedade. Sendo os critérios de exclusão artigos publicados antes de 2000 e artigos que não estejam disponíveis na íntegra de acesso livre ou com algum custo.  

  1. O QUE É ANSIEDADE?

A ansiedade é definida como um sentimento vago e desagradável de medo e apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho, deixando o indivíduo em estado de vigília, com um sono geralmente perturbado, crises de choro involuntárias (CASTILLO, et al, 2000). Ainda podem apresentar sintomas como midríase, alterações respiratórias e cardiovasculares, tremores, calafrios, dentre outros (ENGSTER, 2013).

Lepine (2002) descreve que os transtornos de ansiedade (TA) são os transtornos psiquiátricos mais prevalentes, mas menos de 30% dos indivíduos que sofrem deles procuram tratamento. Sendo os TA uma prevalência significativa na sociedade e considerando que causam sofrimentos pessoais e encargos sociais.

A ansiedade é uma reação normal apresentada quando o indivíduo se encontra frente a situações desconhecidas.  O TA é algo que se não for sentido de forma desproporcional pode promover soluções criativas e melhorar o desempenho das pessoas em diversas situações. Porém quando a resposta é dada de forma inadequada pode paralisar o indivíduo ou o fazer agir de forma caótica. Essa resposta inadequada é conhecida como ansiedade patológica (deixa de ser algo natural), e a mesma pode surgir em qualquer fase da vida e interferir no desenvolvimento, na autoestima e até na socialização do paciente (RIBEIRO, et al, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (313.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com