TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE ERGONÔMICA A PARTIR DO MÉTODO CHECKLIST DE HUDSON COUTO

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO DE VITÓRIA

LARISSA REIS

ANÁLISE ERGONÔMICA A PARTIR DO MÉTODO CHECKLIST DE HUDSON COUTO

VITÓRIA

2018

LARISSA REIS

ANÁLISE ERGONOMICA A PARTIR DO MÉTODO CHECKLIST DE HUDSON COUTO

Trabalho da disciplina Fisioterapia na Saúde do Trabalhador e Ergonomia, entregue ao Centro Universitário Católico de Vitória, como requisito obrigatório para obtenção de nota referente ao ICA II.

Professora: Fabiana Abrahão

VITÓRIA

2018

Sumário

1. INTRODUÇÃO..………………………………………………………………...4

1.1OBJETIVO GERAL.………………………………………………………...5

1.2METODOLOGIA……………………………………………………………..5

2.RESULTADOS E DISCUSSÃ......................................................................7

2.1CONCLUSÃO..........................................................................................7

3.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA...............................................................8

INTRODUÇÃO

A ergonomia tem como finalidade adquirir uma possível melhora na qualidade de vida das pessoas principalmente dentro do ambiente de trabalho. É uma disciplina que estuda a organização do trabalho abrangendo a interação entre o homem e as máquinas. É necessário se ter um conhecimento adequado das tarefas como das condições de trabalho que rodeiam o trabalhador, para que se possa realizar toda adequação nas condições do espaço de trabalho analisado. As lesões por esforço repetitivo (LER), é um dos problemas físicos mais comuns, que pode causar limitações ou mesmo a incapacidade de trabalhar, por exemplo. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador CITATION SIG17 \l 1046 (SIGNIFICADOS, 2016). Dentre os trabalhadores, os do comércio são os que apresentam maior incidência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) - é caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não por alterações como inflamação, e que se manifesta devido à repetição do mesmo movimento em uma frequência elevada. Inicialmente a DORT manifestava-se em digitadores, e com o avanço tecnológico na área passou a ser também diagnosticada em profissões como operadores de caixas de supermercados. Esta abrangência fez com que estes distúrbios se tornassem os tipos de doenças do trabalho mais notificadas e que mais demandam aos serviços de saúde do trabalhador ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Norma Regulamentadora (NR-17), orienta que toda empresa tenha uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), documento onde o profissional indica as melhorias que devem ser feitas para que o local atenda as condições mínimas de ergonomia  CITATION INB17 \l 1046 (INBEP, 2017).

1.1 OBJETIVO GERAL

Esta análise ergonômica teve como objetivo avaliar as condições em que uma Secretaria realiza suas funções a partir da Análise Simplificada do fator biomecânico, no risco para distúrbios musculoesqueléticos de   Membros Superiores relacionados ao trabalho (Checklist de COUTO). É composto por 12 checklist, estes questionários abordam as análises das condições dos trabalhos e dor postos de trabalho. E tem como objetivo combater e corrigiras possíveis ocorrências de LER/DORT.

1.2 METODOLOGIA 

O método de Couto visa responder alguns critérios de avaliação de como se encontra a posição da cadeira e da mesa de trabalho, suporte do teclado, apoio para os pés, porta-documentos, teclado, monitor de vídeo, gabinete e CPU, notebook e acessório para o seu uso, interação e layout, sistema de trabalho, iluminação do ambiente ocupado pelo profissional . Através do checklist são abordados com perguntas, que tem a resposta negativa ou positiva, gerando uma variação de 0 a 1 respectivamente, podendo esses valores se inverteram de acordo com a abordagem do questionamento. Ao fim do questionário soma-se as respostas se  tiram-se a porcentagem delas comparando, em seguida, com um padrão que estabelece os critérios de avaliação que relata as condições ergonômicas em cada posto de trabalho abordado pelo checklist. A partir dos resultados do questionário e da aplicação do método ergonômico de avaliação postural, foram determinadas medidas de correção postural e de adequação do posto de trabalho ao operador, que se adotadas podem contribuir para o conforto dos operadores, evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais e aumentar a produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com