TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Articulação do Quadril ou Coxofemural

Por:   •  3/11/2018  •  Ensaio  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

1. Articulação do Quadril ou Coxofemural

Essa articulação é existente entre a cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo, classificada como sinovial esferoide, é uma articulação forte e estável, já que sua principal função é auxiliar na transferência de peso e equilíbrio do corpo.

A articulação do Quadril permite uma larga variedade de movimentos amplos em todos os eixos. Movimentos como rotação, adução, abdução, flexão, extensão.

Portando a articulação precisa ter uma grande estabilidade e resistência, essa estabilidade é determinada pela forma das superfícies articulares, ligamentos e pela resistência da cápsula articular.

2. Cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo

A cabeça do femoral e o acetábulo são compostos de osso esponjoso coberto por uma camada de osso compacto. A cabeça do fêmur é esférica e completamente coberta por cartilagem hialina, com exceção da fóvea, onde o ligamento redondo está conectado.

Já o acetábulo é uma cavidade no encontro das três partes do osso do quadril: Ílio, ísquio e púbis. Revestida parcialmente em forma de semicírculo, ela cobre a face semilunar do acetábulo. Nessa face é encontrada uma fossa que não esta recoberta por essa cartilagem, e sim por tecido gorduroso envolto pela membrana sinovial.

3. Cápsula Articular do Quadril

A Cápsula Articular apresenta duas camadas, a membrana externa e interna. A membrana externa, conhecida como fibrosa é mais resistente, geralmente é reforçada por ligamentos capsulares que tem função de aumentar a resistência. A membrana interna, conhecida como sinovial é a mais interna das camadas, responsável pela produção da sinóvia.

Cápsula Articular do Quadril não é diferente, é composta de uma membrana sinovial mais interna e por feixes fibrosos mais espessos, que fazem trajetos circulares e espirais, formando a zona orbicular.

Esta cápsula se fixa em torno do acetábulo, colo do fêmur e linha intertrocantérica. A cápsula articular é mais resistente anteriormente do que posteriormente, dessa forma ela possui três ligamentos que a reforçam.

4. Ligamentos.

Os ligamentos são constituídos por fibras colágenas que estão paralelamente ou entrelaçadas umas as outras, são maleáveis e flexíveis devido aos movimentos, eles permitem a estabilidade dos ossos em nosso corpo, pois caso contrario não teríamos estabilidade suficiente promover movimento amplo sem que um osso se desloque.

Os ligamentos da cápsula da articulação do quadril são chamados iliofemoral, isquiofemoral e pubofemoral.

• Iliofemoral

Sendo situado anterior à articulação, o ligamento iliofemoral é um feixe fibroso muito resistente e de grande espessura. Ele se origina da espinha ilíaca ântero-superior e caminha em direção à linha intertrocantérica.

• Pubofemoral

Ele corre desde ramo superior do pube á parte inferior da linha intertrocantérica, e dessa forma se conecta com a faixa interior do ligamento iliofemoral. O ligamento pubofemoral reforça as faces anterior e inferior da cápsula articular.

• Isquiofemoral

Origina-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com