TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança Na Pesquisa

Por:   •  7/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

BIOSSEGURANÇA – CONTEÚDO M1 – SLIDE 2

🡪 Doenças Infecciosas: São doenças provocadas por microrganismos com capacidade de penetrar, desenvolver e ou se multiplicar em outro hospedeiro causando infecção.

🡪Em 2008, ocorreram na União Européia mais de 4 MILHÕES de infecções associadas à prestação de cuidados de saúde, das quais resultaram 37000 mortes. ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control),

🡪CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças): estima-se que cada ano quase 2 MILHÕES de pacientes EUA adquirem infecções Hospitalares, e cerca de 90.000 morrem como resultado.

IRAS: Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

🡪 México: IRAS são a terceira causa mais comum de morte em toda a população, custos com IRAS representam 70% do orçamento total no ministério da saúde.

🡪 Trinidad e Tobago: IRAS representam 5% do orçamento atual de um hospital rural.

🡪 Na Tailândia: alguns hospitais gastam 10% do seu orçamento para administras as IRAS

FONTES DE INFECÇÃO

🡪HUMANA: (hospedeiro)  

🡪AMBIENTAL:  (instrumentos não esterilizados,  equipamentos não desinfetados/ esterilizados,  gotículas produzidas pela fala, espirro ou tosse, aerossóis, etc.).

🡪 Microorganismos podem ser transmitidos por vias de transmissão como: CONTATO DIRETO E CONTATO INDIRETO A DISTÂNCIA.

CONTATO DIRETO: Percutânea, mucosa ou cutânea.Proveniente de: Sangue, saliva e lesões infectadas

CONTATO INDIRETO: Contato com objetos ou superfícies contaminados.

À DISTÂNCIA (por inalação): Gotículas e aerossóis

Transmissão de doenças: ✓Paciente para a equipe ✓Equipe para o paciente ✓Paciente para paciente  ✓Ambiente clínico para a comunidade.

🡪Sobrevivência dos microorganismos: Vírus da Hepatite B –  Hepatite C –  Vírus HIV –  Vírus Influenza.

HEPATITE B - HBV :Maiores índices de infecção, Transmissão  0,0001ml de sangue, Vacina – 95%, Vacina + imunoglobulina antihepatite B por 7 dias após a exposição.

HEBATITE C: 95% assintomática, 20% Curam, 80% cronificam: doença progressiva 40% (cirrose –CHC) ou doença não progressiva 25% ALT NL e 35% leve

AIDS: 14 milhões homens, 16,7 milhões de mulheres e 3,3 milhões de crianças

TUBERCULOSE: Transmissão por gotículas de tosse ou espirro de pessoa infectada – bacilo de koch – tuberculose.

POTENCIAL DE INFECÇÃO

Risco de transmissão é influenciado pelo: Tipo de exposição, Dose do microrganismo transferido, Diferenças de susceptibilidade entre hospedeiros e número de exposições.

Medidas de proteção de saúde para profissionais/ equipe/pacientes e meio ambiente?

R:IMUNIZAÇÃO: Triplice viral (caxumba, sarampo e rubéola);  Influenza (anual);  Dupla adulto (difteria e tétano) reforço a cada 10 anos;  Hepatite B.

Equipamentos de proteção individual

🡪De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteção Individual

🡪EPI: TODO DISPOSITIVO DE USO INDIVIDUAL DESTINADO A PROTEGER A SAÚDE E A INTEGRIDADE FÍSICA DO TRABALHADOR.

🡪 Obrigatoriedade: A empresa é obrigada: Fornecer aos empregados gratuitamente; Em perfeito estado de conservação e funcionamento.

🡪EPI: 🡪Jaleco 🡪Máscaras 🡪Touca 🡪Protetor ocular 🡪Roupas e Calçados 🡪Luvas

JALECO – ANVISA (2006) - Branco; Tecidos específicos; Sem aplique, dobra, prega; Mangas compridas, golas fechadas; Comprido; Punho; Colocados em sacos plásticos, Desinfetados com NaClO – 10 a 30min; (USO EXCLUSIVO NA CLINICA) OBS:Jalecos utilizados durante as atividades assistenciais, mesmo em curtos períodos, são contaminados por cepas resistentes a antibióticos.

MÁSCARAS:Proteção das vias aéreas contra microorganismos presentes em respingos/gotículas aerossóis. Máscaras cirúrgicas, N95, N99, N100, PFF2 ou PFF3- Capacidade de filtração é limitada a medida que não se ajustam perfeitamente à face

🡪Adaptação da máscara,Troca da máscara, Não tocar na máscara após sua colocação, Retirar somente depois da retirada de luvas, Não reutilizar, Não deixar pendurada no pescoço, Descartar em resíduo infectante.

TOUCA/GORRO: Recobrir todo o cabelo e orelha, Trocadas a cada paciente. SÃO DESCARTÁVEIS!!! Removidas pela parte superior central, Descartar em resíduo infectante

ÓCULOS DE PROTEÇÃO: Evitar que respingos de sangue ou secreções corpóreas atinjam os olhos. Boa vedação, Preferencialmente transparentes e Quando sujidades realizar desinfecção.

ROUPAS: Roupas Brancas, Cobrir todo o corpo, Não permite-se cachecol, gravata, etc.  

CALÇADOS: Brancos, Totalmente fechados e Antiderrapantes.

LUVAS: “Segunda pele”; Melhor barreira mecânica para as mãos; Proteção do profissional, pessoal auxiliar e do paciente; É indispensável durante os procedimentos onde há contato direto ou indireto com sangue; fluidos orgânicos e produtos químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (786.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com