TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Expressão

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: Comunicação e expressão                                                        PERÍODO: 2º

PROFESSOR (A): Heliane Sousa da Silva

DATA: 18/12/2018                                                    

ALUNO (A): Shirley de Freitas Aquino

Os avanços do profissional de fisioterapia

    O fisioterapeuta atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura, faz parte dos métodos de tratamento fisioterapêuticos, técnicas como massagens e exercícios que restaurem a capacidade física e funcional do paciente, auxilia na reabilitação de pacientes que tiveram a capacidade motora afetada por consequências de acidentes, disfunções genéticas ou ate mesmo por conta da falta de cuidado com a postura.

O fisioterapeuta precisa gostar de cuidar e ajudar pessoas, precisa também saber saber lidar com elas, no caso da fisioterapia, a relação com o paciente é um pouco mais delicada do que parece, o profissional precisa estar preparado para motivar os pacientes que não acreditam na sua recuperação, seja ela completa ou só parcial, mantendo sempre a verdade sobre o quadro do paciente.

O fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos, atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares, antes de definir como serão realizadas sessões de fisioterapia, o profissional deve realizar um diagnostico fisioterapêutico, para isso ele analisa exames e laudos médicos, além de observar os movimentos do paciente e identificar os possíveis pontos de dor.

Fisioterapeuta trata e previne, empregando técnicas como exercícios e massoterapia (massagem), este profissional diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura. Aplica terapias que tem a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente, também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos.

Além de ajudar na recuperação de acidentados e pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental, o fisioterapeuta avalia as alterações apresentadas pelo paciente, planeja, prescreve, aplica e acompanha o programa terapêutico, estabelecendo suas etapas, métodos, técnicas e recursos apropriados. Fisioterapeuta estuda, avalia, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.

O fisioterapeuta é um profissional da saúde, profundo conhecedor do movimento humano, que realiza diagnósticos e tratamentos de indivíduos portadores de perturbações e incapacidades funcionais dos órgãos ou dos sistemas biológicos.

É um exemplo de carreira que se adaptou rapidamente às mudanças da vida moderna, há menos de uma década, sua função era primordialmente ajudar na reabilitação de doentes, idosos e crianças com problemas neurológicos, hoje caminha cada vez mais para a prevenção de doenças e para a melhoria da qualidade de vida. Por isso, não estranhe se encontrar um fisioterapeuta ajudando gestantes a aprender a contrair e relaxar os músculos durante o parto, ou então trabalhando com reeducação postural global em grupos de idosos ou mesmo em empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (384.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com