TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONÔMICA EM POSTOS DE TRABALHO

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM POSTO DE TRABALHO

VITÓRIA

2018

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM POSTOS DE TRABALHO

Trabalho apresentado à disciplina Fisioterapia na Saúde do Trabalhador e Ergonomia do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Vitória, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.

Professora

VITÓRIA

2018

INTRODUÇÃO

A ergonomia se faz necessária em todos os aspectos que envolvem a adaptação do indivíduo ao seu local de atividade laboral, tendo como base a antropometria para que se possam criar parâmetros de inserção e adequação do trabalhador ao seu posto de trabalho, evitando desta forma possíveis lesões e desordens do sistema músculo esqueléticos, proveniente da má postura em determinado intervalo de tempo.

Trabalhar a ergonomia é de suma importância por ser uma ferramenta essencial na qual influencia diretamente na capacidade produtiva e na saúde do trabalhador, sendo preciso que haja a adaptação das condições de trabalho ao trabalhador, a utilização correta das técnicas garante colaboradores ativos e um meio ambiente favorável para a execução das tarefas

São objetos de estudo da ergonomia os fatores os quais podem causar problemas relacionados a saúde física e mental do trabalhador, estudando e avaliando as formas de minimizar seus efeitos. Para que se possa contribuir para o ajuste entre o homem e a máquina, são adotadas medidas de análises que visam a identificação de fatores pré-existentes a lesões, a partir da aplicação de métodos, tais como: Niosh, Rula e Owas, são através dos resultados obtidos que políticas de implementação de melhorias poderão ser implementadas, a fim de modificar e melhorar o ambiente de trabalho.

Descrição das Atividades

A análise em questão foi realizada na Clínica de Cardiologia Centrocor LTDA, no dia 25 de junho de 2018, com foco na postura apresentada no setor da recepção. Foi aplicada a planilha de Rula para a coleta de dados e acompanhamento da funcionária observada.

No setor da Recepção desempenha-se atividades diárias repetitivas, tais como:

Permanecer em postura sentada: Incorreta na maioria dos casos, mantendo-a durante a maior parte do expediente, com o tronco fletido e lateralizado, pescoço fletido, cotovelos sem apoio e joelhos fletidos.

As cadeiras são reguláveis, porém a regulagem não atende as particularidades de cada funcionário, uma vez que a mesa é fixa e tem altura padrão. O compartimento abaixo do balcão é estreito impossibilitando a extensão das pernas, além da não utilização de apoio para os pés. Os computadores ficam abaixo dos olhos, a impressora exige movimento considerável exigindo extensão de braço e rotação de tronco de quem a manuseia. Algumas atividades exigem a permanência da flexão de cabeça por tempo prolongado para preenchimento de guias, levando também à rotação e flexão de tronco, com lateralização de cabeça.[pic 1]
Fonte: arquivo pessoal (2018)

  [pic 2]
Fonte: arquivo pessoal (2018)

  [pic 3]
Fonte: arquivo pessoal (2018)

INTERVENÇÃO

As atividades cotidianas presentes no ambiente de trabalho podem ser altamente lesivas para seus funcionários. Quando não há um aspecto ergonômico presente no meio e nos materiais utilizados, os trabalhadores ficam expostos as posturas errôneas, cargas inapropriadas e repetições excessivas.

O presente estudo teve caráter observacional em um ambiente de recepção, onde foi possível detectar posturas incorretas.

É possível abstrair os erros encontrados a partir de uma mudança de mobiliário no local, além da alteração de certos hábitos, como: A funcionária deve se levantar para manusear a impressora, uma vez que esta é utilizada por várias pessoas do mesmo setor e tem tamanho considerável, não tendo como solução aproximar o objeto da mesma, ressaltando que a postura sentada durante essa atividade desencadeia uma série de alterações posturais. O compartimento abaixo da mesa deve ter extensão considerável de modo que se consiga movimentar as pernas, com apoio para os pés, ajudando na circulação sanguínea prevenindo inchaços e dores. Deve haver atenção redobrada para a posição em que a funcionária permanece ao sentar, suas costas e região lombar precisam estar apoiadas corretamente na cadeira, mantendo a postura ereta, enquanto seus pés estão apoiados. Durante o preenchimento de guias, deve haver um apoio abaixo das folhas de modo a elevá-las, diminuindo a flexão e lateralização de tronco e cabeça e um apoio correto dos cotovelos, de forma que não fiquem elevados demais, causando desconforto. As cadeiras devem ser reguláveis atendendo a singularidade de cada trabalhador, possibilitando seu posicionamento correto quanto sua altura e peso, além de permitir que seus olhos fiquem de frente para o computador sem se fazer necessária a flexão ou elevação da cabeça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (188.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com