TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa com Fisioterapeuta Sus

Por:   •  11/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

 1° Trabalho Avaliativo

 Alunas:

  • Letícia Ribeiro Dias 2° Período de Fisioterapia
  • Maria Clara Alves Oliveira 2° período de Fisioterapia

Fisioterapeuta Entrevistada: Renata Naves Galdino, CREFITO: 183122F.

Atua no SUS faz 8 anos.

  1. Pontos positivos e negativos do seu trabalho junto à saúde pública.

Positivos – estar mais próximo da população em geral, conhecendo assim a realidade da população do nosso país e do Sistema Único de Saúde, desde atendimentos em grupo(grupo de alongamento da Terceira Idade), até ao atendimento de reabilitação do paciente domiciliar, acamado. Sendo assim engrandecedor como pessoa e como profissional.

Negativo – por mais que o SUS do município em que eu trabalho seja uma das referências de SUS da nossa região, sempre há algumas dificuldades/imprevistos.
Exemplo: conseguir atender a alta demanda de encaminhamentos (havendo assim, em alguns momentos a necessidade de lista de espera)
Outro exemplo, em algumas situações dificuldade com descolamento para atendimento domiciliar e atendimentos na zona rural

  1. Como foi o seu primeiro contato como fisioterapeuta, atendendo pelo SUS?

Foi no estágio da faculdade onde eu tive o meu primeiro contato com o SUS e pude perceber todas essas vantagens e desvantagens, que já foram percebidas logo durante o estágio.

  1. Você sentiu alguma certa dificuldade no começo do seu trabalho no SUS?

Senti apenas no período de adaptação a um novo emprego por ser um ambiente diferente de trabalho dos demais que eu já tive.

  1. Você obteve apoio ou auxílio necessário, seja da unidade básica de saúde que você atendia ou do município em relação a proteção/prevenção ou EPI para entender os pacientes em meio a pandemia?
    Sim, tivemos algumas medidas de proteção tanto pra gente como profissional como para o paciente, exemplo: não atendendo mais de um paciente por horário.
  1. Como foi para você a mudança no atendimento antes e depois da pandemia?

A diminuição no número de pacientes, antigamente era 3 pacientes ou mais por sessão, também por um tempo ficaram atendendo apenas alguns pacientes de pós-operatório, alguns pacientes de urgência como AVC. Mas permanece o atendimento ainda de um paciente por horário, janelas abertas, higienização do local de trabalho logo após o atendimento.

  1. Se você pudesse dizer algumas palavras de incentivo ou conselho para futuros fisioterapeutas que queiram atuar com o atendimento no SUS, quais seriam?

Meu conselho seria que, todos os profissionais da área da saúde deveriam ter, pelo menos, um estágio no SUS, para conhecerem a realidade do nosso país, até mesmo politicamente, o que funciona e o que não funciona, quem realmente precisa, quais são as necessidades e desafios, qual é a realidade da população brasileira, os mais vulneráveis. É uma profissão engrandecedora como profissional, mas principalmente como ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com