TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química e o controle de Dopagem no Esporte

Por:   •  28/2/2017  •  Dissertação  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 6

                                                AGES

Faculdade de ciências Humanas e Sociais

Bacharelado em Fisioterapia

Airles Oliveira de Andrade

                A Química e o controle de Dopagem no Esporte

Fichamento apresentado no curso de Fisioterapia na Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial na disciplina de Bioquímica, sob a orientação da professora Ana Paula.

                                                                                                                                                                                 

Paripiranga-Ba

2015

PEREIRA, Henrique Marcelo G.; PADILHA, Monica C.; AQUINO NETO, Francisco Radler. A Química e o Controle de Dopagem no Esporte. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

CITAÇÕES DIRETAS:

‘’ Pouco tempo depois da segunda guerra mundial estimulantes e drogas contra a fadiga, desenvolvidos para o exército, popularizaram-se entre os desportista, resultando em vários casos fatais. ‘’ (p. 18)

‘’ Esteroides Anabólicos Androgênicos (EEA) são um grupo de substâncias tanto naturais quanto sintéticas (produzidas em laboratórios) que imitam a ação da testosterona produzida no organismo humana. ‘’ (p. 24)

‘’ Uma vez que, com o abuso de esteroides, os atletas se sentem com mais energia e assim treinam mais intensamente.’’ (p. 28)

‘’ Todas as amostras suspeitas encontradas são confirmadas a partir da reanálise da urina, usando uma nova fração da mesma, por um método altamente específico e sensível. ‘’ (p. 48)

CITAÇÕES INDIRETAS:        

A cada dia mais a procura por meios e substâncias químicas que alteram artificialmente o desempenho, em uma atividade física ou intelectual, vem fazendo mais parte da cultura do homem. (p. 15)

Como vemos, o uso de esteroides anabolizantes é condenado não só pela ética esportiva, mas também por prejudicar a saúde dos atletas. Por isso o comitê Olímpico internacional (COI) proibiu esses fármacos no esporte desde a época de 70. (p. 30)

Os estimulantes são fármacos que agem no sistema nervoso central, aumenta o estado de alerta do individuo e diminui a sensação de fadiga. Esses fármacos são muito utilizados por atletas quando vão competir com a expectativa de melhora o seu desempenho. Esses estimulantes foram Proibidos pela comissão médica do COI. (p. 39)

Vemos que os efeitos colaterais do uso de estimulantes são muitos, e os que mais se destacam São : Aumento da pressão arterial, dores de cabeça, arritmia, ansiedade, tremores, possibilidade de vício, convulsões, hipertermia e falência renal. (p. 42)

O melhor material para se diagnosticar o uso de drogas no esporte é a urina, pois ela é mais fácil de ser colhida, e dá a garantia de evitar adulteração, e é uma via de eliminação de todos os fármacos. (p. 47)

É difícil prever os tipos de substâncias que serão utilizadas no futuro para a dopagem, porém vêm sendo pesquisado cuidadosamente com os avanços científicos para se identificar essas e outros tipos de substâncias com finalidade no futuro. (p. 49)

 

 

         

CONSIDERAÇÕES FINAIS

         Percebemos que o uso de substâncias no esporte são capazes de alterar todo o desenvolvimento e desempenho do atleta em uma atividade. O ser humano tem desejo de ser melhor de se superar cada dia mais, eles não respeitam mais nem seus próprios  limites pra chegar onde desejam. Essas substâncias vem sendo utilizadas desde a era antiga, os atletas acreditavam que tomando chás eles melhorariam seu condicionamento durante as competições. Em 1886 anos antes de iniciar as Olímpiadas, ocorreu o primeiro caso de morte fatal pelo uso de substâncias no esporte. Após isso o uso de estimulantes e drogas  se popularizam entre os esportistas que resultou em vários outros casos fatais por uso dessas substâncias. Percebeu-se também que essas substâncias aumentavam a massa muscular corporal e a força muscular, e se expandiu para todas as modalidades do esporte. Os esportista queriam se destacar nas competições e faziam a cada dia mais o uso de anabolizantes, com esse aumento de anabolizantes teve de se criar a  Comissão Médica no Comitê Olímpico Internacional (COI) para tentar parar com o uso dessas substâncias no esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com