TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação da educação pelo lazer e para o lazer PORTFÓLIO

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO-EAD

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Marcílio Gaspar de Melo

DISCIPLINA: RECREAÇÃO E LAZER

A relação da educação pelo lazer e para o lazer

PORTFÓLIO

POLO

Curitiba

         A educação para o lazer e pelo lazer, nada mais é “do que uma gradativa tomada de consciência pelo indivíduo daquilo que o cerca, dos outros, na interação de todos esses elementos, num processo positivo de construção pessoal e comunitária, que realizando a pessoa transforma e renova também a sociedade de forma intencional”(Rolim,1989,p.117).

         As vivencias lúdicas são tidas como fortes elementos que contribuem para a compreensão do novo mundo social e as reais possibilidades de intervenção socio-educativas, devido ao fato destas práticas corporais estarem inseridas dentro do contexto lazer, um espaço propicio para as mudanças de valores, de conduta e de atitudes. Ao evidenciar as possibilidades de intervenção pedagógicas via relação-lazer e educação autores como Dumazedier(1974 e 1980) ,França (1999) e Melo(2003) relatam em seus estudos o duplo processo educativo desta intervenção pedagógica: a educação pelo lazer e para o lazer como veículo e objeto de educação, considerando além das possibilidades de descanso e divertimento, desenvolvimento pessoal e social.

        Dumazedier (1994) afirma que a grande vantagem das atividades de lazer é permitir escolhas, aprender a escolher. Elas estimulam  a iniciativa favorecendo o desenvolvimento da autonomia. O lazer nesse sentido vem a ser entendido enquanto cultura, tendo como característica o caráter desinteressado, apresentando-se em duplo  aspecto educativo: o lazer como veículo e objeto de educação.

        Minha atividade foi desenvolvida com base nas experiências que tive na infância, escolhi a atividade lúdica  :brincando com jornal.

        Material utilizado:

        -Um monitor

        -Jornal velho

        -Fita crepe

        Para ser usado com crianças de 4 a 9 anos.

        Montagem da atividade :

        Distribui-se uma folha de jornal para cada criança que irá participar.

        Vou denominar esta atividade de pênaltis .

        Divide-se o grupo em duas equipes e cada uma delas deverá confeccionar uma única bola com todos os jornais de seus membros, usando para isso a fita crepe, feita a bola a equipe passará a cobrar pênaltis na equipe oposta  até que sua bola se despedace , na sequencia a equipe oposta passará a realizar as cobranças com a sua bola , vence quem fizer mais gols.

        Esta atividade pode ser desenvolvida na quadra ou no pátio.

        REFERÊNCIA:

DUMAZEDIER, Jofre. A Revolução Cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobel, SESC,1994.

ROLIM, Liz Cintra. Educação e Lazer, a aprendizagem Permanente. São Paulo: Ática, 1989.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com