TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IMPLICAÇÕES DA FAMÍLIA NA CARACTERIZAÇÃO DO QUADRO DEPRESSIVO NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  23/12/2019  •  Monografia  •  7.237 Palavras (29 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 29

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS

Curso de Bacharelado em Psicologia

ANA NÚBIA SOARES ALMADA RGM: 194138

AS IMPLICAÇÕES DA FAMÍLIA NA CARACTERIZAÇÃO DO QUADRO DEPRESSIVO NA ADOLESCÊNCIA

Mogi das Cruzes

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS

Curso de Bacharelado em Psicologia

ANA NÚBIA SOARES ALMADA RGM: 194138

AS IMPLICAÇÕES DA FAMÍLIA NA CARACTERIZAÇÃO DO QUADRO DEPRESSIVO NA ADOLESCÊNCIA

                                                                    Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à

                                                                    disciplina Projeto Integrador VIII, como parte das

                                                                    exigências para aproveitamento na mesma, no

                                                                    Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro

                                                                    Univertário Braz Cubas.

                                                                    Orientadores: Prof. Dr. Valdir de Aquino Lemos

                                                                    Metodológico: Prof. Dr. Valdir de Aquino Lemos

                                                                    Temático: Prof. Dr. Valdir de Aquino Lemos

             

                                                                           

Mogi das Cruzes

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZCUBAS

CURSO DE GRADUAÇÃO E PSICOLOGIA

BANCA EXAMINADORA

Prof.        [pic 1]

Prof.[pic 2]

Prof.[pic 3]

Aprovada em:         /        /        [pic 4][pic 5][pic 6]

                                               Dedico este trabalho primeiramente a Deus, e a minha mãe Ana Amélia S. F., por sempre me motiva, apoia e lutar por mim e acreditar no meu potencial. A todos amigas de classe, professores que colaboraram diretamente e indiretamente e que fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

                                               

Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o ultimo estagio da dor humana. (Augusto Cury)

AGRADECIMENTOS

Eu agradeço primeiramente a Deus por me capacitar para realizar esse trabalho de Conclusão de Curso e por me dar forças para retomar o curso mesmo diante da minha desistência e desmotivação.

Agradeço a Universidade Braz Cubas, pela qualidade e excelência da graduação e dos professores preparados e comprometidos na formação de excelente profissionais e não somente visando o lucro financeiro, sempre nos dando a oportunidade de engrandecimento acadêmico dentro e fora da sala de aula através do curso de Psicologia. Minha eterna a gratidão.

A minha mãe Ana Amélia que nunca me deixou desistir do curso, que sempre acreditou, motivou e lutou por mim, quando eu mesmo já não acreditava.

Agradeço as minhas colegas que nesse momento de retorno onde estava totalmente perdida e deslocada, me acolheram e ajudaram diretamente e indiretamente, que são Alice Souza e Luciana Viana, obrigada pela amizade e ajuda que nesse período de desafio constante contei com ajuda e o apoio de vocês.

E por fim eu agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a Conclusão do Curso, o meu mais sincero obrigado.

ALMADA, A. N. S. As Implicações da Família na Caracterização do Quadro Depressivo na Adolescência. Trabalho de Conclusão de Curso (Projeto Integrador VIII) do Curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade Braz Cubas – UBC, 2019. p

RESUMO

As implicações da família no quadro de depressão na adolescência é um tema de estudo que tem com finalidade identificar as consequências prejudiciais que uma família disfuncional, desiquilibrada e violenta, podem desencadear ou agravar o quadro de depressão na adolescência. Pois o adolescente em seu desenvolvimento encontra-se vulnerável, sensível e confuso, pois se trata de uma fase de transição da infância para a vida adulta, que é marcado por transformações físicas, emocionais, psicológicas e sociais. Este presente estudo tem como objetivo descrever e discutir o envolvimento disfuncional, negativo e prejudicial da família no quadro depressivo na adolescência, conceitualizar e identificar as causas e sintomas e todos os efeitos nocivos. Também descrever e discutir a necessidade de apoio psicológico para a família e o adolescente deprimido. Para a execução desse respectivo trabalho foram utilizados artigos científicos, livros e revistas cientifica, sendo os artigos mais antigo publicado no ano de 1999 e o mais recente do ano de 2016. Todos os artigos e livros na língua portuguesa, sendo usados para busca de conteúdos nos sites: Scielo e Google Acadêmico sendo usadas as seguintes palavras chave: Depressão, Depressão na adolescência, Família disfuncional. Os resultados do estudo mostram que a família tem um papel fundamental no surgimento do quadro depressivo e outas patologias no adolescente, para o desenvolvimento dessa patologia no individuo, sendo assim explicitamente abordado na maioria dos seus aspectos. Conforme a (OMS) Organização Mundial de Saúde, que 20% dos adolescentes no Brasil sofrem dessa patologia que não devidamente tratado pode levar ao suicídio.  E com base nos resultados descritos no presente estudo pode-se concluir que os impactos da Depressão na Adolescência envolvem diferentes aspectos, que sejam a possibilidade de novas linhas de pesquisa sobre o mesmo tema. Portanto a mudança e implantação de novos tratamentos e saúde mental da família e do adolescente, assim melhorando a qualidade de vida de ambos, desenvolvendo um tratamento e reeducação familiar e psicossocial que não só visa o individuo, mas sim a estrutura familiar que por sua vez desestruturada pode impedir a eficiência do tratamento terapêutico e cura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com