TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Sintese

Exames: Quadro Sintese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 4

QUADRO SÍNTESE

TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO

A Nome da Teoria Teoria do comportamento Epistemologia Teoria da Aprendizagem

B Autor principal John B. Watson Jean Piaget Lev Semenovich Vigotski

C Foco principal do estudo Comportamento O desenvolvimento humano Relação pensamento e linguagem

D Concepção quanto ao(s) elemento(s) que mais influencia(m) o desenvolvimento humano Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, então seria conveniente concentrar-se no que é observável, o comportamento. No caso, seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem conseqüências de algum estímulo ambiental anterior, especialmente alterações nos sistemas glandulares e motor. A concepção dessa teoria é baseada em hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio Essa teoria tem por base o aspecto instrumental, cultural e histórico onde a criança não é considerada uma miniatura de adulto tanto na questão do aprendizado quanto na questão de percepção.

E Fonte de conhecimento para o homem Um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico. São necessários quatro aspectos: o físico-motor, o intelectual, o afetivo-emocional e o social. A história da sociedade e o desenvolvimento do homem, segundo Vigotsky caminham juntos e são dependentes.

F Visão de homem O ambiente e o meio no qual a criança está inserida, seria possível determinar certas decisões que a mesma venha a tomar mais tarde em sua carreira. O meio influenciando o homem juntamente com o ambiente. O homem pode ser definido por períodos o 1 período é o sensório-motor (0 a 2 anos), o 2 é o pré-operatório (2 a 7 anos), o 3 é o das operações concretas ( 7 a 11 ou 12 anos) e o 4 e último período é o das operações formais ( 11 ou 12 anos em diante) É através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma, por isto é fundamental o papel da educação na infância. É por isso que são apresentados trabalhos do mais simples aos mais complexos, pois através da mediação é que haverá a aprendizagem.

G Influências/efeitos/aplicação da teoria na educação Teoria muito utilizada na Educação, pois através do auxilio da tecnologia (estimulo) há a contribuição à aprendizagem (reação). Nem sempre é apenas a tecnologia em si, mas sim como ela é inserida e aplicada. O estimulo pode vir de qualquer foco na sala de aula, facilitando a reação do aluno quanto aos estímulos neles desferidos. Os aspectos citados nesta teoria fazem-se em um sistema único e pessoal e vão abrangindo a vida e através da educação que podemos direcionar a prática da psicogênese para formar um indivíduo adaptado a realidade (meio) para que ocorra sua vida inserida no mundo do trabalho ou na preparação para o mesmo. A teoria dá ênfase ao valor da educação e do papel interveniente e mediador do professor.

Conseqüentemente, o desempenho dos alunos na escola deixa de ser responsabilidade do sistema

educacional. Assim, no que tange ao impacto educacional trazido por essa acepção, esse paradigma

promove uma expectativa significativamente limitada do papel da educação para o desenvolvimento

individual.

H Papel da educação/professor no desenvolvimento humano A escola direciona o comportamento de alunos segundo determinadas finalidades sociais. É matéria de ensino apenas o que é possível observar e mensurar. Em uma abordagem behaviorista (comportamentalista), o professor é considerado transmissor de conhecimento ao aluno e administra as condições da transmissão do conteúdo e também é seu papel planejar, analisar as possibilidades e decidir os passos de ensino, os objetivos intermediários e finais com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com