TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Biomecânica da Região de Maior Prevalência de Lesões

Por:   •  27/5/2016  •  Monografia  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE BIOMECÂNICA DA REGIÃO DE MAIOR PREVALÊNCIA DE LESÕES NOS ATENDIMENTOS DE UMA CLÍNICA ESCOLA DA CIDADE DE BELÉM – PARÁ.

Lorena Ferreira de Amorim, Ana Júlia Cunha Brito

INTRODUÇÃO

Toda vez que uma força, externa ou interna, atua sobre o corpo humano, criando deslocamento ou resistência, princípios biomecânicos estão envolvidos, pois toda locomoção, incluindo os movimentos corporais são fenômenos mecânicos. Esse estudo de forças é fundamental, pois ele gera a compreensão de situações estáticas e dinâmicas do deslocamento corporal, tanto sobre o movimento normal, quanto o patológico (COSTA et al,. 2012).

O movimento corporal é essencial para vida, pois o corpo só fica inerte quando está sem vida. Por isso a biomecânica aponta os vários deslocamentos corretos de um corpo saudável, e todo outro tipo de movimentação diversa, seja por patologia ou erro postural, são ações, que podem contribuir para efeitos nocivos à saúde. Assim, o déficit de certos movimento ou a escolha de limitar a movimentação, podem concorrer, para suscetibilidade às lesões musculoesqueléticas (WHITING; ZERNICKE, 2009).

A partir da compreensão sobre a complexidade estrutural do movimento e que este se mostra em grau elevado de variabilidade, em outras palavras, a sua reprodutibilidade pode estar prejudicada, os resultados devem ser caracterizados por alto grau de objetividade, além de confiabilidade e validade. Assevera-se também que a análise do deslocamento corporal pode mostrar limitações intrínsecas, fator que pode justificar a dificuldade de padronização nas medidas biomecânicas (NEUMANN, 2011).

No processo de investigação biomecânico, almeja-se a montagem de um método para a orientação da análise experimental, método este que poderá envolver uma técnica ou uma gama delas, possibilitando a resposta de problemas na estrutura da investigação tratamento (AMADIO, 2000).

No processo de reabilitação, os fundamentos impostos pela biomecânica favorecem a concepção do processo de diagnostico diferenciado, que envolve a interpretação das forças que atuam sobre o segmento, fazendo com que o registro clínico seja orientado ao problema, mas não esquecendo a interação existente, o que torna a avaliação fisioterapêutica essencial para compreender a lesão (HALL, 2013).

Sendo este o ponto de partida, a boa interpretação dos dados conduz a construção de um protocolo de tratamento diferenciado ao paciente, buscando a recuperação da mecânica funcional pré-existente.

Diante o exposto, a elaboração de objetivos para o aprimoramento da análise do movimento requer o conhecimento de uma vasta base de dados relativos às informações pertinentes a excussão dos gestos cotidianos e a influencia do meio. A partir deste ponto, este trabalho teve como objetivo analisar o mecanismo de lesão e sua influencia no movimento funcional do segmento afetado mais prevalente encontrado no atendimento prestado a comunidade de uma clinica escola de Belém-Pará (AMADIO et al,. 2015). 

MATERIAIS E MÉTODOS

Foi desenvolvido o presente estudo de tipo observacional, com o delineamento longitudinal retrospectivo no qual foram realizadas as coletas de dados quantitativos.

A pesquisa foi composta por mostruário de 62 (sessenta e dois) indivíduos atendidos, dos quais 50 (cinquenta) indivíduos, de ambos os sexos, na faixa etária de 21 (vinte e um) a 79 (setenta e nove) anos, foram selecionados para serem os participantes deste estudo, foi imperante para a seleção que os mesmos obedecessem aos seguintes critérios: Ter idade entre 21 (vinte e um) a 79 (setenta e nove) anos; Ser morador da comunidade ao entorno da Universidade da Amazônia; Ser paciente da clínica escola da Universidade da Amazônia; Ser atendido pela área de estágio em disfunções traumato-ortopédicas; Ter a ficha de avaliação completa; A partir desses critérios respeitados a ficha de avaliação seria incluída na amostra, caso contrário, o participante não poderia fazer parte da amostra da pesquisa.

A pesquisa consistiu de um levantamento dos dados utilizando dos prontuários presentes no setor de traumato-ortopedia do estagio do 9º semestre do curso de Fisioterapia da Unama referente ao ano de 2015.1. Sendo que as avaliações dos pacientes foram realizadas pelos acadêmicos do curso mencionado durante a disciplina de Disfunções Traumato-ortopédicas desenvolvida na clinica escola da Universidade da Amazônia – FISIOCLINICA como requisito da grade curricular. Após  a aprovação do CEP conforme CAAE 47873815.9.0000.5173-UNAMA, a partir da construção do banco de dados, foi analisada a lesão biomecânica de maior prevalência e posteriormente correlacionar como esta lesão afeta o movimento funcional do individuo acometido.

RESULTADOS

Após levantamento do banco de dados referente à pesquisa quantitativa, os resultados obtidos estão apresentados em forma de gráficos. Observou-se que entre os 50 (cinquenta) indivíduos estudados, 30 (60%) são do sexo feminino e 20 (40%) indivíduos são do sexo masculino. Onde a média de idade foi de 45,4 anos. Os indivíduos apresentam média de idade de 45,49 ± 10,58 anos. Conforme o Gráfico 1 abaixo.

Gráfico 1 – Dados referentes ao gênero dos pacientes e a média de idades dos participantes da pesquisa.

[pic 1]

Fonte: Pesquisa de Campo, 2015.

N

%

Sexo

Feminino

30

60

Masculino

20

40

Idade

45,49

No Gráfico 2 observa-se, a disposição das regiões mais acometidas por lesões na população estudada. Onde 16 indivíduos apresentaram patologia na região lombar (32%), 13 na área do joelho (26%), 10 na cintura escapular (20%), seguidos gradativamente por 04 na cintura pélvica (8%), 03 na coluna dorsal (6%), 02 na faixa cervical (04%) e 01 indivíduo acometido na seção de punho e mão.

Gráfico 2 – Dados referentes às regiões de maior prevalência de lesões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com