TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise cinesiológica do soco cruzado

Por:   •  12/5/2015  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  2.748 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CINESIOLÓGICA DO SOCO CRUZADO

ARTICULAÇÕES ENVOLVIDAS NO MOVIMENTO

Articulação acromioclavicular

Articulação artrodial simples envolvendo a margem medial do acrômio e a extremidade acromial da clavícula. Possui 3 eixos e 3 graus de liberdade, e os movimentos são refletidos nos movimentos escapulares de elevação, abdução e rotação.

Articulação esternoclavicular

É a única articulação que conecta a extremidade superior diretamente com o tórax. é uma articulação do tipo selar com 3 graus de liberdade. A extremidade esternal aumentada da clavícula e a chanfradura articular do esterno são separadas por um disco articular.

Articulação glenoumeral

Embora a articulação seja chamada articulação de bola e soquete, esferóide ou universal e possua 3 graus de liberdade, ela tem pouca estabilidade óssea. A cabeça do úmero repousa sobre o pequeno, raso, plano inclinado da cavidade glenóide.

Articulação Escapulotorácica(falsa):

Função normal dessaarticulação é essencial para a mobilidade e estabilidade da extremidade superior.A movimentação desta fornece uma base móvel para o úmero e desse modo aumenta a amplitude de movimento do braço.

MOVIMENTOS DA CINTURA ESCAPULAR OBSERVADOS:

Retração: A extremidade distal da clavícula e a escápula movem-se posteriormente, e os bordos mediais da escápula aproximam-se da linha mediana. Este movimento também é chamado adução da escápula.

Protração: A extremidade distal da clavícula e a escápula movem-se anteriormente em torno da caixa torácica, com os bordos mediais da escápula movendo-se para longe da linha mediana 13 a 15 cm. Este movimento também é designado abdução da escápula.

Articulação Umeroulnar

Articulação em gínglimo, permite o movimentos em um plano (flexão, extensão do cotovelo) e é uniaxial.

MOVIMENTOS ARTROCINEMÁTICOS :

Rolamento: Deslocamento no qual múltiplos pontos sequenciais de uma face articular fazem contato, isto é, rolam sobre múltiplos pontos sequenciais da outra face articular similarmente ao pneu de um carro em movimento sobre um pavimento

Deslizamento: Um único ponto de uma face articular faz contato sobre múltiplos pontos sequencias da outra face articular, similarmente ao que acontece com um pneu durante uma derrapagem sobre um pavimento.

1° FASE DO MOVIMENTO

• Abdução Horizontal de Ombro

Músculos envolvido: Deltóide posterior, Supra-espinhoso, Infra-espinhoso, Redondo Menor, Subescapular, Bíceps.

• Flexão de cotovelo

Músculos envolvidos: Bíceps do Braço, Braquial, Braquiorradial, Pronador Redondo.

• Adução da Escápula

Músculos envolvidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com