TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Plantas Medicinais

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1 – Cada erva tem seu princípio ativo, ou seja, uma substância química que é produzida pela mesma, que lhe confere atividade terapêutica. Informe abaixo quais são elas e o que diferencia uma das outras.

R: Essas substâncias químicas são divididas em duas, sendo elas:

Metabolismo primário – onde essa substância é indispensável para a vida das plantas e está presente nas mesmas de folhagem verde graças à fotossíntese.

Metabolismo secundário – diferente do metabolismo primário, não desempenha um papel de vitalidade para as plantas, é produzida em pequenas quantidades e expressa individualidade para cada espécie.

2 – Das ervas abaixo qual seria a mais indicada para um paciente que esteja sofrendo de espasmos, além de possuir efeitos calmante, relaxante e sedativo:

a) Hortelã

b) Alecrim

c) Capim-limão

d) Valeriana

e) Canela de velho

3- São indicações do Alecrim:

a) Dor muscular, insônia, pneumonia, artrose

b) Problemas digestivos, coceira, cefaléia

c) Dor muscular, melhora da memória, envelhecimento precoce.

d) Dor muscular, azia, má digestão

e) Artrose, artrite-reumatoide, sinusite, resfriado

4 - Na última década foi observado um aumento no uso de práticas terapêuticas alternativas apoiadas por políticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular o uso de plantas medicinais e de fitoterápicos. Este estudo investigou o uso de remédios caseiros pelos usuários da Atenção Primária da Saúde do município de Blumenau, em Santa Catarina. Estudo epidemiológico observacional seccional, cujos dados foram obtidos através de questionário aplicado a 701 indivíduos. Utilizou-se um modelo de regressão logística não condicional para estimar a associação entre uso de remédios caseiros e variáveis sociodemográficas e médicoassistenciais. Observou-se que 21,9% dos entrevistados utilizaram remédios caseiros, sendo as plantas medicinais obtidas no quintal das casas a principal escolha. Como as mais citadas destacaram-se erva-cidreira, camomila, hortelã e limão. O uso de remédios caseiros se mostrou associado ao sexo feminino, à idade mais avançada e à modalidade de serviço, Estratégia Saúde da Família. Os resultados mostraram que as plantas medicinais são utilizadas como alternativa terapêutica. Entretanto, é necessário que os serviços de atenção primária garantam o acesso aos produtos naturais, bem como profissionais qualificados capazes de fornecer orientações sobre sua utilização.

(Utilização de plantas medicinais como remédio caseiro na Atenção Primária em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Agosto de 2017 . Disponível em: < https://www.scielosp.org/article/csc/2017.v22n8/2703-2712/pt/> )

Com base no texto acima responda:

a) Práticas Integrativas e Complementares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com