TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Revisão - Ergonomia

Por:   •  21/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

Questões de revisão – Ergonomia

  1. Observe o texto: "Em relação ao trabalhador, quanto tempo olha, quanto tempo leva para receber ou entregar o trabalho, quanto tempo leva para verificar erros ou tomar decisões". O trecho se refere:

  1. Conteúdo das Tarefas
  2. Exigência de Tempo
  3. Determinação do Conteúdo de Tempo
  4. Ritmo de Trabalho
  5. Modo Operatório
  1. Com relação a Ergonomia, sobre a organização do trabalho, conforme a NR 17 que trata deste assunto, a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. A organização do trabalho, para efeito da NR 17, deve levar em consideração, no mínimo, alguns itens. Dentre estes itens que se encontram nas normas, atribua valores V= verdadeiro e F= falso para os itens a seguir e, após, selecione a alternativa que apresenta os valores corretos, na sequência apresentada.
  1. ( ) O período de férias.
  2. ( ) O ritmo de trabalho.
  3. ( ) A exigência de tempo.
  4. ( ) O conteúdo das tarefas.
  5. ( ) As normas de produção.
  6. ( ) O grau de insalubridade da atividade.
  1. F - V - F - V - V - V
  2. F - V - V - F - V - F
  3. F - V - F - V - F - V
  4. V - F - F - V - V - F
  5. F - V - V - V - V – F
  1. A ergonomia deve ser muito bem fundamentada e aplicada para se obter sucesso na aquisição e melhora das ações baseados nos pilares da ergonomia dentro de uma empresa. São pilares para eficiência da ergonomia, dado pelo fisioterapeuta, exceto:
  1. Ter a participação do trabalhador.
  2. Treinar chefia e empregados.
  3. Diagnosticar lesões decorrentes do trabalho.
  4. Acompanhar problemas.
  5. Administrar problemas.
  1. Para que a intervenção fisioterapêutica nos postos de trabalho seja realizada de forma eficiente, algumas etapas e pilares devem ser seguidos para que os resultados sejam melhor observados ao longo da intervenção laboral. Sendo assim, cite e explique quais as etapas são necessárias para a aplicação da ergonomia.
  1. Há 6 pilares para eficiência da ergonomia no ambiente de trabalho, nos quais são igualmente importantes, pois se faltar um ou mais desses pilares, há grande chance de não ter sucesso:
  1. 1: Apoio da gerência e avaliação: é necessário a compreensão por parte dos gestores, da importância da aplicação da ergonomia para evitar problemas futuros dados por afastamento dos funcionários, baixa produtividade e etc, assim como o apoio para aplicação da ginástica laboral. Esse passo é primordial, pois se não houver apoio da gerência, não haverá o apoio dos colaboradores;
  1. 2: Participação do trabalhador: não adianta muito os gestores apoiarem, se os trabalhadores não entenderem e aderirem às atividades propostas e não se comprometerem para que hajam melhorias no ambiente de trabalho, através da compreensão de que má postura, falta de uso de EPI's e ambientes de trabalho irregulares podem resultar em patologias que os prejudicarão não somente para a realização do trabalho proposto, como também no futuro, podendo levar inclusive a incapacidades consideráveis e cirurgias para correção dos problemas resultantes da falta de ergonomia;
  1. 3: Treino para a chefia e empregados: os chefes e trabalhadores só entenderão a importância da ginástica laboral se obtiverem conhecimento acerca do que a falta dos cuidados necessários podem causar, através de palestras, aulas dinâmicas e explicativas sobre as consequências e como evitá-las. Eles devem entender que se não seguirem as orientações, haverão consequências para a empresa e para a vida pessoal, resultando em menor qualidade de vida;
  1. 4: Eficácia do serviço médico: é necessário que o trabalhador tenha acompanhamento médico, para evitar que haja piora do quadro clínico caso haja alguma patologia, como osteoporose, por exemplo. Não adianta realizar as atividades na empresa, adequar o ambiente de trabalho ao trabalhador, se ele não se cuida para evitar a progressão da doença;
  1. 5: Administrar e acompanhar problemas: não pode criar atividades que excluam trabalhadores com patologias ou limitações. A laboral é pensada para o todo o grupo, sem exceção, pensando nas limitações de cada um de forma dinâmica e agradável;
  1. 6: Acompanhar resultados: é importante reavaliar constantemente para verificar se o que foi realizado gerou resultado positivo, diminuindo a sobrecarga nos trabalhadores, com ambiente mais adequado para ambos e individualmente, caso não tenha sido perceptível, planejar novas atividades até alcançar resultados satisfatórios mais próximos da realidade proposta.

Todos esses pilares devem ser feitos, um a um, como um passo em que se faltar um deles, pode não dar certo.

  1. O estudo da ergonomia é fascinante e carrega consigo o poder de desvendar uma série de informações ainda pouco exploradas, entre elas destacam-se a investigação dos precursores dessa ciência, portanto estabelecer que ela seja uma ciência nova conduz a uma afirmação equivocada. Sobre a história da ergonomia, marque a alternativa INCORRETA:

  1. O princípio da ergonomia está embasado no sentido que o posto de trabalho, o ambiente, a roupa e as questões periféricas devem se adaptar ao homem, e não o homem a eles.
  2. O homem vitroviano é considerado um dos símbolos da ergonomia, pois demonstra o homem móvel em seu posto de trabalho fixo com membros conectados ao corpo.
  3. Ramazzini foi o primeiro a identificar e escrever sobre as doenças ocupacionais, onde lançou o livro: “De Morbis Artificum Diatriba”.
  4. Bélidor demonstrava em desenhos como o trabalhador interagia com as máquinas e como o trabalho era realizado com esses instrumentos que facilitavam o carregamento de peso.
  5. As idéias organizacionais em relação às divisões de trabalho com mensuração de tempo e lançamentos proposto por Leonardo Da Vince é semelhante ao que hoje conhecemos como quadro de planejamento.
  1. Quando o indivíduo trabalha na posição em pé, diversos fatores devem ser ajustados para que não levem a sobrecarga mecânica e ao aparecimento de diversas patologias decorrentes do tempo prolongado em vertical. De acordo com a postura vertical e as orientações que devem ser indicadas, marque a alternativa INCORRETA:
  1. Devemos orientar ao trabalhador tentar manter posturas mais eretas durante a atividade de trabalho.
  2. A postura em pé pode gerar fadigas na panturrilha e edema de membros inferiores podendo até agravar as lesões já existentes dos trabalhadores.
  3. O ideal é que a superfície de trabalho seja ajustável.
  4. Devemos adaptar o descanso de pés, para que a cada dia ele possa descansar um dos membros.
  5. Os sapatos dos trabalhadores deverão ser preferencialmente com solas macias para reduzir as inconveniências da postura.
  1. As alavancas do corpo humano trabalham para que ocorra um deslocamento e proporcionar o movimento articular e gerar a amplitude de movimento. Sobre o estudo dessas alavancas e a imagem do trabalhador representada abaixo, marque a alternativa CORRETA:

[pic 1]

  1. Alavanca que possui desvantagem mecânica e mas ganho em amplitude de movimento.
  2. Essa alavanca é conhecida como de 2º grau.
  3. Alavanca também conhecida como inter-fixa.
  4. Nessa alavanca, se o braço de potência for menor que a resistência, a intensidade da força para vencer a resistência é menor.
  5. Alavanca predominante no sistema osteomuscular.

  1. Conforme a aplicação ergonômica nos diversos setores da atividade produtiva, e em relação a área de alcance máximo para trabalho, o alcance é de __X__ cm com braços esticados. Qual o valor padronizado para esse alcance?

  1. 35-45 cm.
  2. 45-55 cm.
  3. 15 cm.
  4. 25 cm.
  5. 55-65 cm. (NR17 – Telemarkenting – Mobiliários)
  1. O estudo das alavancas está diretamente ligado ao conceito de equilíbrio, em especial ao de rotação. Graças aos estudos realizados em torno desse tema, diversas ferramentas puderam ser inventadas além de melhorar a análise do corpo humano. De acordo com as alavancas, Complete a frase e marque a alternativa que apresenta a ordem CORRETA:

“As alavancas do corpo humano servem para auxiliar no movimento, ganhando em vantagem mecânica ou na velocidade e amplitude de movimento. Os seguimentos rígidos (1) interagem fortemente com os demais seguimentos de apoio (2) e potência (3) para o melhor desempenho durante o levantamento de um fator de resistência (4).”

  1. 1 – Músculo; 2 – Articulação; 3 – Peso do Corpo; 4 – Osso;
  2. 1 – Osso; 2 – Articulação; 3 – Músculo; 4 – Peso do Corpo;
  3. 1 – Articulação; 2 – Músculo; 3 – Osso; 4 Peso do corpo;
  4. 1 – Peso do corpo; 2 – Osso; 3 – Músculo 4 – Articulação;
  5. 1 – Osso; 2 – Músculo; 3 – Articulação; 4 – Peso do corpo;

  1. Analisando a fisiologia do trabalho muscular, vemos a necessidade de micro pausas com relação a posturas que assumimos no dia a dia. No trabalho dinâmico, o músculo age como uma motobomba sobre a circulação sanguínea: a contração expulsa o sangue dos músculos, enquanto que o relaxamento subsequente favorece o influxo de sangue renovado. Sobre o esforço dinâmico, marque a alternativa INCORRETA:
  1. Devemos eliminar o manuseio, movimentação e carregamento de cargas pesadas.
  2. Alternar sempre que possível as posturas para não ter sobrecargas mecânicas.
  3. Deve-se eliminar braços acima do ombro.
  4. Deve-se instituir flexibilidade de posturas.
  5. Instituir pedais para apertar na postura em pé.
  1. Em relação ao levantamento e transporte de pesos, a posição adequada devemos orientar a aplicação correta da técnica para não sobrecarregar a musculatura e aliviar a tensão e compressão dos discos intervertebrais. Com relação ao levantamento de cargas, marque a alternativa CORRETA:

I - O máximo de peso levantado a partir da posição agachada é de 20 kg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (72.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com