TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Coluna Lombar

Por:   •  8/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

História clínica

A priori, será feita uma relação detalhada e minuciosa dos dados do paciente, com o intuito de averiguar a situação e a formação adequada do diagnóstico da doença atual a ser aplicado. Nesse, vão ser recolhidos dados como: idade do paciente; a ocupação; qual foi o mecanismo da lesão; os locais e irradiações da dor; como se caracteriza a dor (profunda, superficial, queimante e contínua); utilização de escalas de intensidade de dor como a Escala Visual Analógica da Dor (EVA), Escala Numérica da Dor e Escalas de Faces; questionários multidimensionais da dor (Questionário de McGuill e Inventário Breve de Dor BPI); quais posturas ou ações específicas que aumentem ou diminuam a dor ou causem dificuldade; qual é a posição de dormir do paciente; que tipo de sapatos o paciente usa; e se há a utilizando alguma medicação.

Inspeção

Nesta etapa, será feita uma observação minuciosa pelo fisioterapeuta sobre o paciente, buscando identificar alguma alteração nas estruturas ósseas e outros aspectos do corpo. A primeiro modo, o paciente deve ser examinado na posição em pé e depois sentado, em busca de alterações diversas, onde serão vistas as faces anterior, posterior e laterais, observando se há presença de marcas cutâneas ou presença de lesões na pele.

Palpação

A palpação vai ser uma técnica de suma importância no exame físico, em que vão ser analisada qualquer dor ao toque, temperatura, espasmo muscular ou outros sinais e sintomas. Em relação a região lombar, vão ser palpadas a região dos processos espinhosos da lombar, sendo também vistas regiões próximas ao local, como a coluna sacral e a pelve (crista Ilíaca, espinha ilíaca ântero-superior, espinha ilíaca póstero-superior, túber isquiático) em busca de outras possíveis alterações.

Mobilidade dos Segmentos

Serão averiguados movimentos ativos e passivos, onde o fisioterapeuta deve observar limitações na amplitude de movimento articular (ADM). Na execução do movimento ativo, será feito pelo paciente sem qualquer auxílio externo, objetivando averiguar a capacidade, força muscular e coordenação do indivíduo na ADM. No movimento passivo, por sua vez, o examinador será o responsável por realizar o movimento sem o auxílio do indivíduo, a ADM passiva vai capacitar o fisioterapeuta em relação às informações exatas sobre as integridades articulares, além de averiguar músculos e ligamentos. Esse tipo de avaliação servirá para a validação do estado em que o paciente se encontra, expondo as limitações ao realizar determinados movimentos, movimentos articulares associados, o ritmo e velocidade ao qual são feitos - avaliando critérios de quando e onde, durante cada um dos movimentos, ocorre o início de dor.

Goniometria

O teste goniométrico será específico para se obter um quadro das restrições, estabilização e registro das limitações do paciente, determinando ou não, a presença de disfunções, estabelecendo um diagnóstico mais preciso do caso e os objetivos para o tratamento. No caso da dor lombar, serão analisados os movimentos de: Flexão da coluna lombar; Extensão da lombar; Flexão lateral da lombar; Rotação da lombar (evitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com