TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tomografia Cranio e Coluna Lombar

Por:   •  18/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

TOMOGRAFIA

Grupo:

Ivan da Silva Lemos Junior

Fernanda Becari Diniz

Luisa da Silva Lellis

Ray de Souza Loureiro

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

   Atualmente a radiografia simples de crânio e coluna vertebral tem indicações preferenciais aos casos de trauma, podendo se fazer necessárias na avaliação de estruturas internas do crânio quando os métodos de imagem mais avançados não estão disponíveis.

   A arteriografia cerebral tem indicação para estudos como: aneurismas, angiomas, malformações arteriovenosas, vascularização de tumores, etc.Nas unidades de emergência, a TC de crânio tem papel decisivo na abordagem de lesões do SNC, como por exemplo suspeita de acidente vascular encefálico(AVE), avaliação de vítimas de traumatismo craniano, edemas e herniaões.

    O sintoma clinico mais comum é a cefaleia intensa, seguido por confusão mental, febre, letargia e convulsões.

A aquisição das imagens nos exames de Tomografia Convencional é chamada também de corte a corte onde a mesa se move a cada giro de 360° do tubo para aquisição de uma imagem.

Na aquisição Helicoidal também conhecida como volumétrica, o tubo gira continuamente enquanto a mesa se desloca para dentro do gantry, com essa aquisição temos um grande volume de imagens o que nos possibilita o trabalho das imagens pós aquisição.

[pic 4]

Acessórios para Crânio e Face

  • Suporte da Cabeça Padrão

-Usado durante o estudo normal da cabeça, com o paciente em supino. Use a cinta da cabeça, a correia do queixo.

  • Almofada do Apoio da Cabeça

-Coloque esta almofada sobre o apoio da cabeça padrão. Use-a para amortecera cabeça e para fixá-la em posição durante o estudo.

  • Cinta da Cabeça

-Coloque a área larga da cinta da cabeça entre o apoio da cabeça e a almofada, com a correia presa nos dois lados do apoio da cabeça antes de deitar o paciente sobre a mesa.

  • Cinta do Queixo

Centralize o buraco da cinta sobre o queixo do paciente e fixe os "grampos" do vélcro aos "ganchos" localizados sobre a parte traseira do apoio da cabeça. Use a cinta do queixo para posicionar e estabilizar a cabeça durante o estudo.

USO DE CONTRASTE

-O uso de contraste para exame de crânio é indispensável sendo sua administração intravenosa.

[pic 5]

TOMOGRAFIA DE COLUNA LOMBAR

[pic 6][pic 7]

    A coluna vertebral é composta por 33 vértebras, e eventualmente por 32 ou 34, estas são classificadas como ossos irregulares. A coluna vertebral sustenta a cabeça e nos possibilita a sermos bípedes, ela também é responsável por proteger a medula espinal ou espinhal.

   Em tomografia computadorizada os protocolos voltados ao estudo da coluna vertebral devem sempre ser montados de acordo com a hipótese diagnóstica (HD), pois é a partir dela que iremos determinar o início e término da varredura, algoritmos de reconstrução, e os tipos de reformatações a serem empregadas pós aquisição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (346.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com