TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação fisioterapêutica II Oximetria

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

  ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE[pic 1][pic 2]

        

Oxímetria

Disciplina: Avaliação Fisioterapêutica II

Curso: Fisioterapia          Turma: FIM04S1

Equipe: Rita de Cássia de Oliveira Souza.

Priscila dos Santos Macedo.

Adrya Danielle V. da Silva.

Karina Costa Pereira.

Jamilly Monteiro Gois.

Doravani Oliveira Silva

Patrícia Costa da Silva

Manaus - AM

SUMÁRIO

  1. Introdução......................................................................................03
  2. Conceito.........................................................................................04

2.1.     Funcionamento do oxímetro..........................................................05

3.        Equipamentos................................................................................06

3.1      Mostradores de SpO2 e frequência cardíaca................................10

3.2      Alarmes..........................................................................................10.

3.3      Plestimograma................................................................................10

4.        Valores de Normalidades e em disfunção......................................11

5.        A importância da utilização em relatos...........................................12

6.        Utilização em praticas fisioterapêuticas..........................................14

7.        Conclusão.......................................................................................15

8.        Ref. Bibliográficas...........................................................................16


1. INTRODUÇÃO

O atendimento fisioterapêutico, vem, desde sua criação, adquirindo e utilizando equipamentos cada vez mais modernos para aprimorar a qualidade do atendimento de seus pacientes, então, este estudo e dirigido a oxímetria. O aparelho em questão é chamado de oxímetro que consiste em uma forma de monitoramento não invasiva de dois indicadores de saúde do organismo muito importante: a taxa de saturação (SpO2) e a frequência cardíaca. O oxímetro realiza suas medições através de ondas de luz, emitidas por um sensor que fica fixo ao paciente. Monitorar os sinais vitais é primordial para a correta avaliação do estado de saúde do paciente. Saber o que se passa com o paciente é fundamental para o desenvolvimento da conduta a seguir e das atitudes pertinentes a serem executadas para que a saúde da pessoa progrida positivamente ou estabilize.

  1. CONCEITO

A oximetria trata-se de um método de avaliação simples e não invasivo, que permite determinar de modo contínuo a saturação de oxigênio do sangue arterial e também a frequência cardíaca. Este exame é usado frequentemente nos hospitais para monitorar os sinais vitais do paciente internado. O aparelho oxímetro funciona através da aplicação de dois princípios que são a espectrofotometria, ou seja, a medição da concentração de substancias através da absorção de luz; e a fotopletismografia, em que o volume de sangue arterial nos tecidos e a absorção de luz por esse sangue se alteram durante a pulsação. O oxímetro determina a saturação de oxigênio pela hemoglobina (SpO2) através de um sensor conectado ao paciente, através do qual são emitidos dois comprimentos de onda, pelo leito arteriolar e medindo as mudanças na absorção de luz, pela hemoglobina, durante o ciclo cardíaco. O exame de oxímetria, dependendo do tipo de sensor em questão, ele pode ser conectado em locais como, a mão, o lóbulo da orelha, a testa ou o pé do paciente, proporcionando assim a constante aferição e monitoramento dos sinais para recolhimento das informações necessárias. O aparelho é amplamente utilizado, em virtude da facilidade de manipulação e boa tolerabilidade pelo paciente. Uma boa compreensão da informação fornecida pelos oxímetros, bem como a capacidade de tomar as decisões apropriadas em função do estado de oxigenação, garante prévio diagnóstico, visto que a oximetria tem sido usada como a principal técnica de observação da saturação do oxigênio da hemoglobina, em todas as situações que comportam riscos de hipóxia.

[pic 3]

A oximetria pode ser usada durante ou após uma crise de asma, bronquite ou mesmo durante a recuperação de uma anestesia ou internamento hospitalar. Este exame não é indicado em pacientes com pressão baixa, etc., porque pode apresentar resultados incorretos, assim como se for feito em locais com luz ambiente excessiva ou simultaneamente ao uso do aparelho de medir a pressão arterial. Outra condição em que a oximetria não é aconselhada é na presença de interferências elétricas etc.

2.1. Funcionamento do oxímetro

Existem duas técnicas de funcionamento para os oxímetros: a oximetria por reflexão de luz e a oximetria por transmissão de luz. A oximetria por reflexão de luz é menos utilizada. Consiste na medição da SpO2 através da reflexão do sinal luminoso pelos tecidos, o sinal emitido pelos LEDs atravessa o leito vascularizado, é refletido pelos tecidos e captado por um fotodetector posicionado no mesmo lado dos LEDs.” A oximetria por transmissão de luz é o tipo de oximetria utilizada na grande maioria dos casos e difere da oximetria por reflexão de luz pelo fato de que a luz atravessa 41 os tecidos e é recepcionada por um sensor do outro lado dos LEDs. Isto significa que o emissor e o fotodetector são opostos um ao outro (com o local a ser medido entre ambos) e, através da passagem da luz, obtém-se o SpO2 requerido. Através do processo de calibração do oxímetro de pulso durante o processo de desenvolvimento do equipamento, cada fabricante cria uma tabela que relaciona a razão vermelho/infravermelho a um valor de saturação de oxigênio da hemoglobina do sangue arterial (SpO2)”. A tabela baseia-se na curva, tipicamente utilizada para a conversão já mencionada. a maioria dos fabricantes tem uma metodologia própria de conversão baseado em curvas de calibração derivadas de cobaias saudáveis submetidas a vários níveis de SpO2. Geralmente uma relação R/RI de 0.5 equivale a aproximadamente 100% SpO2. Já uma relação de 1.0 mostra uma queda na concentração de SpO2, para aproximadamente 85%, como demonstrado na figura.[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (730.7 Kb)   docx (506.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com