TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Reflexas Somáticas na Especie Humana

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

Os reflexos motores dependem anatomicamente do arco-reflexo para acontecer. O arco-reflexo ocorre quando um estímulo é feito em um órgão receptor e que através de uma via aferente (sensorial) de condução, chega ao centro nervoso (centro reflexógeno – substância cinzenta do sistema nervoso) onde é elaborada uma resposta, que por sua vez é transportada através de uma via eferente (motora) até o órgão efetor (Brito, Henriques;2012).

Principais reflexos: o reflexo patelar, plantar, corneal, aquileu e tricipital. À partir da percussão, executada com ajuda de um martelo ou de um objeto com ponta fina,  provoca um estiramento do musculo agonista, que estimula os aferentes dos fusos musculares. Na medula estes terminam em motoneurônios que ativam diretamente o próprio agonista(LENT. ).

  1. Objetivo

Estudar algumas manifestações reflexas somáticas exacerbadas, discretas ou ausentes podendo ser indicativas de algumas patologias afetando o componente do arco reflexo.

  1. Metodologia

A aula pratica foi realizada no laboratório de anatomia no dia 30 de agosto de 2019, na Faculdade de Floriano-FAESF sobre a supervisão do Professor Jader Figueiredo e seus monitores da disciplina de fisiologia humana onde foram utilizados os seguintes materiais para a experiência  o martelo de borracha, lenços de papel e varetas, sendo estimulado  4 reflexos sendo eles Reflexo plantar, reflexo corneal, reflexo patelar e reflexo aquileu.

Reflexo plantar – Esfregou-se a ponta da vareta na  planta do pé, e realizou o estimulo para saber  qual o tipo de extensor reflexo plantar.

Reflexo corneal – A esclerótica foi tocada gentilmente com a ponta do lenço, em seguida a córnea.

Reflexo patelar – Com o uso do martelo de borracha percutiu-se o ligamento patelar da voluntaria que estava sentada na mesa.

Reflexo aquileu – percutiu-se o tendão de aquiles, com a perna apoiada sobre uma cadeira de forma relaxada pra realizar o estimulo.

  1. Resultados e discussão

[pic 1] Tabela 1

[pic 2]Tabela 2

        Na tabela 1, observamos que ambos os indivíduos, após o estimulo, obtiveram a resposta dorso-flexão no reflexo plantar. E no reflexo corneal, podemos observar resposta diferente, o individuo 1 apresentou um reação de fechamentos dos olhos mais forte quando foi estimulada na córnea enquanto o individuo 2 foi na esclerótica.  

Na tabela 2, no reflexo patelar a resposta mais efetiva do individuo 1 foi no membro direito e apos a manobra de Jendrassik ambos membros não estiveram nenhuma resposta, já individuo 2 teve o membro direito mais forte, com a mesma reação sem/com a manobra. No reflexo Aquileu, o individuo 1 apresentou flexão-plantar  nos membros direito e esquerdo, enquanto o individuo 2 resultou no direito uma flexão-plantar e esquerdo uma dorsi-flexão.

O reflexos tem função protetora, especialmente em atividades como ficar de pé e andar, eles ajudam a contrabalançar quaisquer forças inesperadas. Devido ao seu papel critico na manutenção da postura ereta os músculos extensores das pernas, quadríceps e músculos da panturrilha tem reflexos extensores mais bem desenvolvidos que os flexores. Essa fisiologia é explorada clinicamente aplicando uma extensão artificial por uma batida no tendão do musculo com um martelo de reflexos. (MACHADO, 2002).

Nos adultos é conhecida como sinal de babinsky e pode indicar uma lesão superior no neurônio motor e medula espinhal na região torácica ou lombar, ou pode indicar doença cerebral constituindo lesão no trato corticoespinhal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com