TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

FELIPE SAMPAIO CASTRO DA COSTA

TALENA MARA DA SILVA OLIVEIRA

ESTUDO DE AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA

TERESINA

FEVEREIRO - 2017

FELIPE SAMPAIO CASTRO DA COSTA

TALENA MARA DA SILVA OLIVEIRA

ESTUDO DE AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA

Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Fisiologia do curso de Medicina, do Centro Universitário UNINOVAFAPI, ministrada pela professora Maria do Carmo de Carvalho e Martins.

TERESINA

FEVEREIRO – 2017


SUMÁRIO

  1. Introdução.................................................................................................................4
  2. Objetivos...................................................................................................................5
  3. Material e Métodos...................................................................................................6
  4. Resultados.................................................................................................................7
  5. Discussão..................................................................................................................8
  6. Conclusão................................................................................................................12

Referências Bibliográficas......................................................................................13


  1. INTRODUÇÃO

O sistema nervoso funciona como centro integrador do corpo humano, interpretando sinais do ambiente e determinando respostas específicas que permitam a interação com e a influência sobre o meio. Atua relacionando as seguintes funções: sensorial, motora e psíquica.

Os reflexos, por sua vez, são manifestações destas funções e designam ações rápidas, involuntárias e estereotipadas em resposta a estímulos, executadas por glândulas e músculos (SALADIN, 2012).

Reflexos somáticos, por sua vez, fazem referência ao sistema envolvido na resposta a estímulos cutâneos, musculares ou tendíneos e diferem de outras ações motoras pela relativa simplicidade com que o organismo, em muitos casos, através de uma via conhecida por “arco reflexo”, reage ao estímulo.

O arco reflexo é o caminho percorrido pelo estímulo em forma de sinal eletroquímico até a resposta motora efetuada por músculo. É constituído das seguintes estruturas: 1) receptores somáticos; 2) via aferente com origem nos receptores e terminação no corno dorsal da medula espinhal; 3) centro de integração, ausente em alguns reflexos; 4) via eferente com origem no ventre da medula espinhal e terminação no órgão efetor e; 5) órgão efetor.

A transmissão do impulso obedece à “lei do tudo ou nada”, segundo a qual, na condição de o estímulo atingir o limiar de excitabilidade celular, é desencadeado um potencial de ação que percorre toda a fibra nervosa.

O evento é responsável pela transmissão do estímulo na forma de sinal eletroquímico, permitindo a interpretação pelo sistema nervoso e o consequente envio de sinal motor ao órgão efetuador da resposta.

Em muitos casos, a integração entre a via aferente e a via eferente é direta, isto é, sem interferência de neurônios de associação, o que possibilita a execução de respostas rápidas e involuntárias sem influência de estruturas superiores de controle.

Calha assinalar que a resposta esperada é estereotipada, isto é, segue um mesmo padrão nos diferentes organismos humanos. Nisto reside a importância de sua avaliação, pois, na medida em que ocorrem reações musculares exageradas, ausentes ou discretas, obtém-se valiosas indicações de possíveis lesões no sistema nervoso (SALADIN, 2012).

  1. OBJETIVOS

- Avaliar a responsividade do organismo a determinados estímulos;

- Comparar as respostas obtidas no experimento com as respostas esperadas.


  1. MATERIAL E MÉTODOS
  1. MATERIAL

Martelo de borracha;

Lenço de papel;

Caneta.

  1. MÉTODOS

  1. Reflexo corneal: tocou-se a córnea gentilmente com a ponta de um lenço de papel.

*Avaliou-se, em comparação, a resposta motora efetuada ao toque na esclerótica do voluntário.

  1. Reflexo plantar: esfregou-se a ponta de um objeto (caneta) ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial.
  2. Reflexo patelar: percutiu-se, com o voluntário sentado de forma que as pernas balançavam livremente, o ligamento patelar com um martelo de borracha. A experiência foi executada com a articulação do joelho posicionada em três diferentes ângulos de flexão: 90º, >90º e <90º.

**Pesquisou-se também a resposta motora na situação em que o voluntário agarra ambos os punhos, puxando-os vigorosamente em sentidos opostos (manobra de Jendrassik).

  1. Reflexo aquileu: percutiu-se ligeiramente o tendão de Aquiles com o voluntário apoiado sobre os dois joelhos de modo que os pés se movessem livremente.
  2. Reflexo tricipital: bateu-se com o martelo de borracha sobre o tendão de inserção do tríceps braquial, a 2 cm do cotovelo. O braço do voluntário repousava sobre uma das mãos do examinador e balançava livremente.

  1. RESULTADOS

AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA

Reflexos Somáticos

Voluntário

Resposta do estímulo


Superficiais

Palpebral (corneal) *

Débora

Fechamento bilateral dos olhos

Plantar

Felipe

Flexão dos pododáctilos

Profundos

Patelar**

Débora

Extensão da perna

Aquileu

Felipe

Flexão plantar do pé

Tricipital

Débora

Extensão do antebraço

Fonte: Laboratório de Fisiologia 2 do UNINOVAFAPI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com