TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comprometimento Respiratório nas Doenças Neuromusculares

Por:   •  7/8/2018  •  Artigo  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Comprometimento Respiratório nas Doenças Neuromusculares

Objetivo: O objetivo deste trabalho é revisar a literatura recente acerca dos acometimentos respiratórios e da indicação de ventilação não invasiva nos portadores de distrofias musculares.

Metodologia: Realizadas pesquisas bibliográficas nos bancos de dados PubMed e Scielo, selecionados artigos publicados à partir de outubro de 2016 e que apresentassem relevância ao tema proposto.

Resultados:

Introdução

Distrofia muscular é um grupo de miopatias hereditárias caracterizadas por perda progressiva de massa muscular esquelética, incluindo dos músculos respiratórios.  A falha nas trocas gasosas, consequência da insuficiência pulmonar, falha da musculatura respiratória ou uma combinação dos dois, muitas vezes culmina em parada respiratória e é a principal causa de morte.

A insuficiência pulmonar acontece devido à fraqueza progressiva da musculatura respiratória e ao aumento na carga contra o qual eles devem se contrair, além da broncoaspirações recorrentes, consequências da disfagia e que provocam diminuição da elastância pulmonar.

Os músculos respiratórios têm a função de movimentar o ar para dentro do pulmão, vencendo as forças elásticas e de resistência exercida pela parede do tórax e pulmões. A disfunção destes músculos, associada a falência pulmonar, culminam em insuficiência respiratória.

Assim, os distúrbios respiratórios iniciais na distrofia muscular são doença pulmonar restritiva, hipoventilação, padrão toracoabdominal alterado, hipercapnia, dispneia, tosse ineficaz e distúrbios respiratórios do sono.

Causas de aumento de carga respiratória

Como mostrado na figura 1, as propriedades elásticas do pulmão são alterados em pacientes com distrofia muscular, com o pulmão se tornando menos distensível. A causa desta redução ainda não é bem conhecida, mas diferentes hipóteses têm sido propostas: maturação incompleta do tecido pulmonar no caso de doença congenita, micro e macroatelectasias induzidas por hipoventilação, aumento da tensão superficial alveolar, fibrose induzida por aspiração recorrente e doenças do parênquima.

[pic 1]

figura 1 Diagrama esquemático que mostra as curvas de pressão-volume do sistema respiratório (RS - curvas azul) e os seus dois componentes, ou seja, a parede do tórax (CW - curvas verdes) e pulmão (L - curvas vermelhas), para indivíduos saudáveis e para

indivíduos com distrofia muscular. A pressão inspiratória máxima ( PImax) também relatada (curvas tracejadas). Pacientes com distrofia muscular são caracterizados

por:

1) reduzida capacidade pulmonar total (TLC);

2) redução de complacência de parede torácica ( C CW), pulmões ( C L) e do sistema

respiratório (inclinação das curvas de pressão-volume correspondente);

3) reduzida PImax;

4) redução da capacidade inspiratória (IC= TLC - CRF);

5) reduzido volume de reserva expiratório (VRE = FRC - RV).

A capacidade residual funcional (FRC) pode ser mais baixa ou normal. O volume residual (VR) não é significativamente diferente do que em indivíduos saudáveis. PImax representa a força dos músculos respiratórios, enquanto que as variações de volume são a ação resultante da sua contração. O fato de a PImax e os volumes pulmonares serem reduzidos indica que os músculos respiratórios são afetados por distrofia muscular. A capacidade do sistema respiratório é reduzida devido à atelectasia e à fibrose, além da diminuição da complacência torácica devido ao início da escoliose induzida pelo enfraquecimento dos músculos do tronco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (337.6 Kb)   docx (306.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com