TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comprometimento do Desempenho Muscular

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  3.058 Palavras (13 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Resenha Capítulo 5 -
Comprometimento do Desempenho Muscular

São José, 29 agosto de 2015.

Uniban São José

          Fisioterapia, 6º fase

                                         Adriana Moura de Souza - RA 6621363530

Comprometimento do desempenho Muscular

Cada atividade humana requer atividade muscular. Pode se considerar comprometimentos na força, potencia ou resistência muscular como comprometimento do desempenho muscular, precisam ser relacionados a uma limitação de atividade, repetição na participação, prevenção, saúde, bem-estar e aptidão para um tratamento com exercícios terapêuticos.

Conceito de Força
Força traduz a capacidade da musculatura produzir tensão, ou seja, aquilo a que chamamos de contração muscular, a força máxima que o musculo pode desenvolver durante uma única contração. Alguns fatores influenciam a produção : estímulo neural; organização mecânica do musculo, a área de secção transversa, tudo de acordo com o tipo de fibras, idade  e sexo.

Potência e Trabalho “Torque”:  
Torque é a distância entre o ponto de rotação ao local da aplicação da força (capacidade de uma força produzir rotação).
Conceito de trabalho esta associado à força e distância, força que atua sobre um objeto multiplicada pela distância que a força age.
Conceito de potência nos dá a ideia da rapidez e eficiência com que é realizado um trabalho, pode ser denominada por um único movimento ou por um grande número de movimentos repetitivos.

Resistência
Movimento realizado várias vezes ou durante um tempo prolongado. Examinada por contrações isométricas, repetidas ou repetidas em um dinamômetro isocinético (avaliação objetiva e direta dos componentes de desempenho muscular).

Ações Musculares:
Isométrica contração muscular estática, não existe encurtamento das fibras musculares a força é desenvolvida sem produzi movimento. (Quando paramos e mantemos a posição)
Dinâmicas e Isotônicas Há encurtamento das fibras musculares (aproxima e afasta as extremidades do músculo), contrações que envolvem o movimento. Exercício isotônico sugere uma força uniforme durante toda a contração muscular dinâmica, a contração muscular dinâmica não utiliza uma força constante. Sendo preferido o termo dinâmico para realização do exercício humano.
A contração muscular dinâmica é realizada de duas maneiras:
Concêntrica: quando ela é maior do que a sobrecarga do movimento (contração com encurtamento)
Excêntrica : Quando ela é menor que a resistência oferecida, então em um pequeno momento há um alongamento do músculo quando ele se contrai. (Para desacelerar os membros durante os movimento “funcional”)
Isocinético  termo que se refere a uma contração muscular concêntrica ou excêntrica 

Fatores que afetam o desempenho muscular
Quando se prescreve um tratamento terapêutico para o desempenho muscular, é fundamental conhecer os aspectos morfológicos, fisiológicos e biomecânicos dos músculos.

Tipos de fibras
Fibras de contração lenta (Tipo I); Fibras de contração rápida (Tipo II).
Qualquer programa de reabilitação com resistência deve basear-se na provável distribuição do tipo de fibras do indivíduo.

Diâmetro da Fibra
Fibras do tipo I (Lentas) tendem a ter diâmetros menores que as fibras do tipo II (rápidas), Acredita-se que as fibras do tipo I tem um menor diâmetro muscular, sendo assim uma menor capacidade de desenvolver força.

Tamanho do Musculo 
Músculos adultos treinado com intensidade excedem até 70% da sua capacidade máxima de gerar força. O aumento do musculo resulta no aumento da fibra (Hipertrofia), no numero de fibra (hiperplasia), ou na combinação desses fatores. O músculo esquelético apresenta células de reservas, quando ativadas podem substituir as fibras lesionadas por novas.

Relação Força-Velocidade
Com uma carga pequena de força aumenta a velocidade de encurtamento, com a carga alta o músculo aumenta sua força no mesmo nível, diminuindo sua velocidade de encurtamento.
Diminui-se a velocidade de contração para desenvolver mais tensões durante as contrações concêntricas, já nas contrações excêntricas, a maior velocidade de alongamento produz mais tensão.

Relação Comprimento-Tensão
Para produzir força o musculo depende do comprimento mantido com força máxima aplicada com o comprimento normal de quando está em repouso. A regulação do número de sarcômeros adapta-se a mudança no comprimento funcional de um músculo. Amplitudes encurtadas por uma postura errada ou de imobilização alguns sarcômeros são perdidos, músculo fraco deve ser fortalecido na amplitude encurtada, dinamicamente ao longo de toda sua amplitude.

Arquitetura do Músculo
Quanto mais sarcômeros em série, mais longo será o músculo; Quanto mais sarcômeros em paralelo, maior a área de secção transversa do musculo. Músculos com fibras mais curtas e maior área transversa tende a produzir força, músculos com fibras longas tende a produzir excursão e velocidade.

Considerações Clínicas 
Medicamentos e saúde física, idade e desenho do programa influenciam dramaticamente a capacidade de uma boa resposta física ao estímulo do treinamento.

Dosagem
Pode-se alterar de varias maneiras. Aumento da intensidade ou quantidade de peso é a mais evidente; relação com a gravidade, aumentar o comprimento do braço de alavanca, número de séries e repetições, diminuir o intervalo de repouso e aumentar a frequência. Os parâmetros de dosagem devem ser apropriados às necessidades do paciente.

Intensidade
É o esforço que precisa fazer para executar o exercício, quanto mais esforço para executar o exercício, maior a intensidade dele. A intensidade na musculação é avaliada o peso, aliado a velocidade e/ou quantidade de repetições e ao tempo de descanso entre uma repetição e outra.Resumindo, aumentando a carga, diminui-se as repetições e vice versa. O exercício deve ser realizado para substituição ou para causar fadiga, no qual ocorrem substituição ou alterações na forma.

Duração/Volume PA
A duração ou volume de treinamento resistido pode ser considerado o número de séries ou de repetições de exercícios, de acordo com os objetivos. Os intervalos de repouso variam de 1 até 3 a 5 minutos, dependendo da intensidade do levantamento e da finalidade do treinamento. Maior intensidade repouso mais longos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com