TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Desempenho

Trabalho Escolar: Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação de Desempenho

È uma ferramenta que avalia o desempenho profissional das atividades realizadas nas empresas, onde são avaliadas as metas estabelecidas, os resultados alcançados, e em seu potencial de desenvolvimento.

Esse processo de avaliação é desenvolvido entre as metas, expectativas esperadas e os resultados, o comportamento do colaborado e seu conhecimento também são avaliados no qual são estabelecidos pela a empresa. Onde avaliador busca identificar os pontos a ser melhorados pelo colaborador.

Para esse processo existem métodos de avaliações adotadas pelas as empresas nos quais são:

Escalas gráficas de classificação

Esse método avalia o desempenho do colaborador através de indicadores estabelecidos. Onde é utilizado um formulário no qual os fatores são definidos de forma simples e objetiva, esses fatores onde tem como objetivo retrata o seu desempenho.

Escolha forçada

Define o desempenho através de blocos de frases o comportamento do colaborado são avaliados, onde o avaliado escolher frases de cada bloco no qual representa o desempenho do funcionário.

Pesquisa de campo

Esse é um dos métodos mais completos onde a avaliação é feita com entrevistas onde desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial; entrevista de análise complementar; planejamento das providências e acompanhamento posterior dos resultados.

Métodos dos incidentes críticos

É um método de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas, que representam desempenhos altamente positivos ou negativos, ou seja, se preocupa com os desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.

Lista de verificação

É um método tradicional de avaliação do desempenho baseado na relação de fatores de avaliação a serem considerados (Check-lists) a respeito de cada funcionário.

A lista de verificação funciona como uma espécie de lembrete para o gerente avaliar todas as características principais de um funcionário.

Críticas aos métodos tradicionais de avaliação do desempenho

Os métodos tradicionais são burocratizados, rotineiros e repetitivos; por isso se tornam ultrapassados. Tratam as pessoas como sendo homogêneas e padronizadas. As organizações estão buscando novos métodos mais participativos e impulsionadores de avaliação.

A tendência à desburocratização nos processos de avaliação das pessoas se mostra principalmente na redução radical do papelório e dos formulários que antes constituíam a dor de cabeça dos executivos. A avaliação está se tornando simples e descontraída, isenta de formalismos exagerados e de critérios complicados e genéricos impostos por algum órgão centralizador e burocrático.

Métodos modernos de avaliação de desempenho

Estão surgindo novos métodos de avaliação do desempenho que se caracterizam por uma colocação nova do assunto: auto-avaliação e autodireção das pessoas, maior participação do funcionário em seu próprio planejamento de desenvolvimento pessoal; foco no futuro e na melhoria contínua do desempenho.

Avaliação participativa por objetivos

Nesse sistema se adota uma técnica de intenso relacionamento e de visão pró-ativa. A avaliação participativa por objetivos é democrática, participativa, envolvente e motivadora

Avaliação de desempenho por competências

A gestão por competências é um sistema gerencial que busca impulsionar os funcionários na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. Competências são entendidas como as capacidades, os conhecimentos e as características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles de desempenho regular em determinada função.

Auto-Avaliação Do Desempenho

Nas organizações mais abertas e democráticas, é o próprio individuo o responsável pelo seu desempenho e sua monitoração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com