TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência intelectual

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo

 Este termo é utilizado em referência  a pessoa que apresenta algumas limitações em seu funcionamento mental e no desempenho de certas tarefas, tais como as de comunicação, relação com a sociedade em que vive e cuidado pessoal . O que provoca maior lentidão em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, como por exemplo, as crianças que apresentam esta deficiência podem demorar mais a aprender a falar, a apreender as competências básicas para cuidar de si, a adquirir autonomia. Também é possível que não consiga aprender, algo que é comum e fácil que se aprenda.

 As causas mais comuns dessa deficiência, encontradas pelos investigadores, são:

  • Condições genéticas – incluem síndrome de down ou a fenilcetonúria
  • Problemas durante a gravidez – como a gestante alcóolatra ou que contraia uma infecção durante a gestação, tal como a rubéola
  • Problemas ao nascer – exemplo a  falta de oxigênio suficiente para o bebê
  • Problemas de saúde – sarampo e meningite quando não são tomadas as precauções necessárias; a mal nutrição extrema; a exposição a venenos, como mercúrio ou o chumbo

 No entanto, nenhuma dessas causas isoladamente, produz a deficiência. Mas, apresentam riscos, que convém evitar ao máximo.

A deficiência intelectual ou atraso cognitivo, não é uma doença. Não é contraída a partir do contágio com outras pessoas, nem com o convívio. Por tanto, não se deve almejar sua cura.

A maioria das crianças que a apresentam, aprendem muitas coisas úteis para si e para todos a sua volta. Em regra, para que isso aconteça, é imprescindível maior tempo e apoio para se obter sucesso.

  • Diagnosticando a Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo

Este se faz, através da observação de dois aspectos, são eles:

  • Funcionamento cognitivo ou intelectual: capacidade do cérebro de aprender, pensar, analisar o mundo que o envolve – este é diagnosticado por técnicos habilitados ( psicólogos, neurologistas, entre outros)
  • Comportamento ou funcionamento adaptativo: capacidade necessária para se viver com autonomia e independência – seu diagnóstico se dá por parte da família, dos pais, enfim as pessoas com quem se convive, utilizando-se de comparação do que a criança consegue e é capaz de fazer, em relação as outras da mesma faixa de idade.

  • Funcionalidade do Fisioterapeuta

 Em específica deficiência mental, há perturbações motoras, é neste setor que o profissional Fisioterapeuta tem maior participação e destaque. Quando a criança apresenta essa dificuldade , se faz necessária a mobilização de partes de seu corpo, a fim de aperfeiçoar a memória cinestésica, a prevenir problemas de circulação, a também mostrar- lhe que pode brincar e usufruir da vida, entre outros. Utiliza-se de exercícios como alongamentos e  recursos como bolas, brinquedos, dentre muitos outros.

Para que assim, seja possível estabelecer relações com a sociedade em que está inserido, para que tenha uma melhor qualidade de vida.

Bibliografia:

http://saoluizgonzaga.apaebrasil.org.br/noticia.phtml/32111]

http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2007/10/o-que-deficincia-intelectual-ou-atraso.html

Acesso em: 24/03/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com