TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios e Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde

Por:   •  17/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.174 Palavras (21 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2] v[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................6

2. ATIVIDADES ....................................................................................................7

        2.1. Atividade A - Desafios e Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde............................................................................................7

      2.2. Atividade B - Idosos e Cardiopatas..........................................................9

      2.3. Atividade C - Exercício e Hipertensão......................................................13

      2.4. Atividade D - Exercício e Diabetes...........................................................14

      2.5. Atividade E – Palestras: Benefícios do exercício físico na saúde............16

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................20

REFERÊNCIAS......................................................................................................XX

APENDICES...........................................................................................................XX

1 INTRODUÇÃO

   

    A promoção de atividade física (AF) no decorrer dos anos vem ganhando prioridades cada vez mais, com objetivo de avaliar e associar a pratica de atividades físicas e estilo de vida com presença de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), além do mais a pratica da AF demonstra ser um fator importante para o tratamento, prevenção e cuidado.

    Atividade física (AF) esta inversamente associada a diversas mortalidades a exemplo as cardiovasculares, hipertensão entre outras. Sendo ela um movimento voluntario afim de alcançar objetivos no exercício ou esporte podendo ser realizando em tempos livres e gerando grandes proteções contra doenças crônicas como também diversos fatores de riscos: (diabetes, doenças arteriais, e mercadores inflamatórios.)

    Existem diversas estimativas que comprovam que a inatividade física é responsável por milhões de mortes precoces que poderiam e podem ser evitadas a cada dia, hoje nosso país aponta que os mais de 5% da população está em inatividade física tendo total relação com diversas doenças crônicas não transmissíveis.

    Nos dias atuais passa a ser um grande desafio aos profissionais de educação física aproximar ações e abordagens em concepção ao cuidado e a promoção de saúde mesmo podendo ser implantadas de maneiras articuladas com contextos de prevenção e tratamento, mas diante disso o sistema único de saúde (SUS) vem cada vez ganhando força consideravelmente diante das PNPS. Com diversas estratégias e atenção à saúde   afim de produzir a mesma no âmbito individual e coletivo interligadas, e envolvendo diversos setores que podem apresentar qualidades éticas e técnicas de qualidade imprescindíveis garantindo respeito em questões de gênero, etnia, raça, situação econômica e sexual, dentre outras.

    Portanto tendo em vista o reconhecimento do desafio entre o cuidado e a promoção de saúde, este trabalho será elaborado afim de apresentar possibilidades de apontar elementos para que as praticas corporais e atividades físicas sejam elaboradas com intuito de reduzir, e prevenir doenças crônicas não transmissíveis dando o potencial para o desenvolvimento e contribuição para uma vida mais saudável, satisfatória e prazerosa.

     

  1. ATIVIDADES

    2.1. Atividade A: Desafios E Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde

   Com o passar dos anos e da evolução tecnológica muitas acessibilidades chegou nas mãos da população, e diante de tantos avanços também vinheram junto com elas diversas doenças crônicas sendo necessário incentivos governamentais e inserção de profissionais de educação física nas unidades de atenção primaria. Criando uma busca de um consenso acerca do papel do educador físico com estratégia para a saúde da família. Diante disse foi possível observar a necessidade de um trabalho mais sistematizado com diversificação dos conteúdos adotados garantindo dessa maneira acesso integral e universal a todos os usuários.

     Toda população está passando pelo sedentarismo devido a hábitos alimentares irregulares entre outras características, o avanço de doenças crônicas não transmissíveis vem ganhando força e se destacando com a obesidade e problemas de hipertensão.

    Diante de situações como essas os profissionais de educação físicas foram inseridos nas unidades básicas de saúde para apresentar soluções a problemática observada afim de prevenir doenças e diminuir danos causados por patologias já existentes ou futuras. Sendo   PCAF uma da melhor práticas de prevenção para uma serie de doenças especialmente as crônicas, sendo um ponto bem observado pois é muito constante a sua procura enquanto proporciona condições de tratamento prevenção e terapêutica. Tendo uma perspectiva de vida ampliada com diversos benefícios a vida plena e valiosa gerando seu potencial e ampliando sua liberdade.

      Diante da resolução 218 de 1997 houve a inserção da educação física na área da saúde incluído o profissional de educação física entre oito profissões que são recomendadas para aturem no ministério da saúde juntamente com o NASF, portanto a área da educação física não continuava sendo um contexto de muita atenção primaria a saúde pois é um desafio coletivo de valorização dos diversos saberes, ao romper esse paradigma inserido passou a ser uma tarefa de todos os envolvidos no processo assim a educação física permitiu a problematização  dos conteúdos ministrados pelo contexto discutido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com