TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distrofia Simpática Reflexa

Por:   •  22/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A Distrofia Simpática Reflexa é uma doença definida como uma entidade que acontece secundariamente a um trauma, cirurgia e/ ou doença sistêmica ou local.

Caracteriza-se por uma devastação clínica importante composta por dor, edema, cianose e rigidez de uma extremidade, como resultado de uma disfunção vasomotora do sistema nervoso simpático. A dor descrita pelo paciente é intensa, queimante, hiperstésica e do tipo incapacitante que não se adequa ao tipo de trauma e nem a história da lesão ou exame físico. É uma complicação que pode acometer tanto as extremidades dos membros superiores como inferiores e geralmente surgi poucos dias após a lesão, de distal para proximal.

Fisiopatologia

A causa pode estar ligada a uma lesão ou doença não é conhecida a causa exata da síndrome. Uma teoria é que ocorre um "curto-circuito" do sistema nervoso é o responsável. A doença leva a uma atividade excessiva do sistema nervoso simpático (inconsciente) que afeta o fluxo de sangue e as glândulas de suor na área afetada.

Os sintomas mais comumente ocorrem após uma lesão: contusão mais grave ou uma fratura, porém pode surgir após uma cirurgia. Outras causas incluem a pressão sobre um nervo, infecções, câncer, problemas no pescoço, AVC ou um ataque cardíaco.

Quadro clínico

1 - Dor

É a característica mais notável e a maioria das vezes é descrita pelo paciente como uma sensação de queimor ou dor cortante ou dor lacerante. Geralmente é constante sendo exacerbada sobre várias circunstâncias tais como: fatores ambientais, emocionais ou por esforço. A parestesia dolorosa é um achado comum. A sensibilidade é localizada primeiro na área afetada da extremidade, mas, eventualmente pode envolver todas as articulações.

2 - Edema

É o maior achado físico e com o passar do tempo piora estendendo-se além do seu ponto de origem.

3 - Rigidez

É o que mais angustia o paciente. A falta de movimentação no estágio precoce da doença pode ser explicada por uma dor aguda produzida durante a tentativa de movimentação, todavia, a movimentação é inibida também por um forte edema e, no estágio final por uma intensa fibrose em todas as articulações e estruturas moles.

4 - Descoloração

Varia conforme o estágio da doença. A extremidade pode se tornar de cor escura cianótica, pálida, vermelha ou uma associação dessas tonalidades.

5 - Hiperidrose - comum à DSR exceto no estágio tardio, quando diminui e a extremidade seca geralmente é encontrada.

Abordagem Fisioterapeutica

O tratamento da DSR é baseado no uso de medicamentos para combater os sinais inflamatórios, principalmente, as dores e fisioterapia agressiva e precoce para minimizar as perdas e maximizar a recuperação. Em virtude de se saber que traumas diversos podem levar a DSR, a sua prevenção é o melhor tratamento e isto se dar através do movimento precoce. A imobilidade é um fator causal que deve ser combatido.

Quando instalada a DSR o tratamento vai ser no alívio dos sinais e sintomas , principalmente, no trabalho de dessensibilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com