TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças de campo grande

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

                       UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

ARTIGO

CAMPO GRANDE/MS

Maio/2014

        

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

Alessa Santa Cruz

Andria Nogueira

Ana Luiza

Stephani Matos

ARTIGO

Pesquisa realizada por acadêmicas de           fisioterapia para disciplina de Determinantes Sociais e Epidemiologicos ministrada pela professora Maria de Lourdes Oshiro

CAMPO GRADE/MS

Maio/2014

RESUMO

Esse trabalho teve como objetivo avaliar quais doenças mais acometem as crianças e com que frequência isso ocorre. Foi realizado com crianças que frequentam a creche localizada na Universidade Católica dom Bosco com um questionário contendo 10 perguntas relacionadas ao cuidado e a saúde da criança.

Como resultado, obteve que a doença que mais é presente nas crianças é a gripe, seguida do resfriado em crianças de 0 a 1 ano, onde a possibilidade e a facilidade de contrair doença são maiores.

INTRODUÇÃO

As doenças em crianças são frequentes quando se convive em um ambiente em comum com outras crianças de diversos lugares e costumes. Dependendo do lugar em que a criança se encontra a possibilidade de contrair uma gripe ou algum tipo de doença comum, é muito maior do que ser cuidada em casa.

Em um estudo realizado constatou que a doença que mais acomete as crianças é a pneumonia, doença ligada ao sistema respiratório, causada muitas vezes por falta de atendimento adequado ou ate mesmo cuidado da mãe com a saúde da criança.

Doenças relacionadas ao sistema respiratórios são a maior preocupação das famílias e que, por mais que pareçam de pequena importância, necessitam de atenção especial caso ocorra com frequência.

Com isso, o objetivo desse estudo foi avaliar quais doenças mais acometem as crianças e com que frequência isso ocorre feito com crianças que frequentam a creche localizada na Universidade Católica dom Bosco, situada na cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul.

METODOLOGIA

Foram entrevistados os responsáveis por 20 crianças de  0 a 4 anos que frequentam todos os dias a creche da Universidade Católica Dom Bosco da cidade de Campo Grande, MS. Foi realizada a entrega de questionários contendo 10 perguntas relacionadas ao cuidado e a saúde da criança.

Nesse questionário havia questões perguntando nome, idade, com que frequência às crianças ficam doentes, se tomam remédio controlado, quanto tempo permanece doentes, se tem algum tipo de alergia, entre outras.  Foram realizadas perguntas tanto aberta quando fechadas, de múltipla escolha ou somente para serem respondidas por serem de forma pessoal.

Logo após ser feita essa pesquisa que não teve nenhum critério de exclusão, foi realizada a junção desses dados para que fosse feita uma média, mediana e moda, melhorando o entendimento das estatísticas e obtendo assim, uma porcentagem.

RESULTADOS

De acordo com os dados recolhidos, a maioria de crianças eram meninos entre zero e 4 anos e não eram filhos únicos, tendo até 3 irmãos. Pela pesquisa, a maior parte fica doente a cada dois meses no máximo, sendo um período curto de tempo, mostrando uma alta contração de doenças.

Foi observado que a idade que as crianças mais ficaram doentes foi de 0 a 1 ano, seguidas por crianças que mais ficaram doentes entre as idades de 1 a 2 anos e, depois de 2 a 3 anos.

Apenas uma das 20 crianças entrevistadas toma remédio controlado, sendo esse um multivitaminico. Em relação a alergias, apenas 3 crianças foram constatadas com algum tipo de reação alergia, sendo a corantes, picadas de mosquito e uma delas a leite, ovo e poeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com