TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISONADO I – FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

Por:   •  22/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

CURSO DE FISIOTERAPIA

ANNE CAROLINE SOARES MATOS

RELATÓRIO SOBRE CAPS-AD

 ESTÁGIO SUPERVISONADO I – FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

ARACATI - CE

2017

ANNE CAROLINE SOARES MATOS

RELATÓRIO SOBRE CAPS-AD

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I- FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

Trabalho realizado para a disciplina do Estágio Supervisionado I, do Curso de Fisioterapia, Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ).

Preceptor (a): Emanuelly Barros

ARACATI – CE

2017

O CAPS AD é o local de serviço à atenção psicossocial para pacientes com transtorno decorrente do uso e dependência de substância psicoativa (álcool, drogas), no qual exerce algumas atividades como: atendimento individual, atendimento em grupo, atendimento, visitas domiciliares, atendimento a família, enfocando trabalho comunitário, atendimento de desintoxicação.

O CAPS AD esta composto por alguns profissionais de saúde: um médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, artesão, educador físico, cozinheira, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo etc. O CAPS AD prioriza integra os pacientes em um ambiente social concreto com atenção diária, projeto terapêutico singular (PTS), suporte a estratégia de saúde da família, reinserção social. Disponibilizam de atendimento intensivo para aqueles pacientes que necessitam de atendimento diário decorrente da gravidade do problema; o atendimento semi-intensivo, para pacientes que necessitam de atendimento frequente, mas não precisa está diariamente no CAPS; não intensivo atendimento em função do quadro clínico não ser tão grave, onde terá uma frequência menor. Todos esses atendimentos visam redução de danos associados ao uso de substância psicoativas.

Iniciamos nosso ciclo de estágio no CAPS AD de Aracati no dia 21 de novembro de 2017 no período da manhã, composto por cinco estagiárias de fisioterapia da FVJ (G6), onde tínhamos como preceptora Emanuelly, no primeiro momento passamos a conhecer o CAPS AD, sua estrutura, contendo: recepção, sala do médico, sala do psicólogo, banheiro, cozinha, sala extra para atuação dos estagiários; seus profissionais: psicóloga, enfermeira, educador físico, coordenador do CAPS AD, manipuladora de alimentos, profissional de serviços gerais etc. Demanda de pacientes e serviços prestados, passamos a conhecer o grupo de pacientes, todos eram dependentes do uso de álcool e droga, todos homens com faixa etária de 20 a 40 anos.

Foram elaboradas algumas atividades para o dia 21, onde iniciamos com a  verificação dos sinais vitais (FR,FC,PA), prosseguimos com alongamento tendo como objetivo a flexibilidade, logo após foi realizada a “dinâmica dos valores” objetivo conhecer os valores de cada individuo; “dinâmica do sinal de trânsito” com finalidade dos participantes analisar a sua vida; seguimos com a “dinâmica da troca” como o objetivo de trabalhar observação e memória, “dinâmica da caixa”, que teve como função de encoraja-los a enfrentar os desafios. E por fim a dinâmica “Quem vai pro céu?” com objetivo de distração dos participantes. Depois verificamos os sinais vitais finais. Logo após ao terminar as atividades tínhamos um tempo para desenvolver a evolução dos pacientes. No entanto quando todos já tinham finalizado as evoluções, nossa preceptora apresentou como se deu inicio os CAPS, alguns critérios como informações. Onde a parti da década de 70 se deu inicio a Reforma Psiquiátrica, mudança do modelo antemanicomial, onde os pacientes ficavam em manicômios sem interagir com a comunidade, isolados e aos poucos foram criando novas técnicas de mudar esse contexto, no ano de 1986 primeiro CAPS-GERAL em São Paulo, em 2002 primeiro CAPS AD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com