TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Saúde Publica

Por:   •  25/9/2021  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

   

AULA 1 – Aula inaugural

Tivemos uma apresentação no auditório, como aula inaugural, onde nos foi apresentado todo cronograma da disciplina, as normas e regras da faculdade, orientação para realização de alguns trabalhos, apresentação dos professores e separação dos alunos em cursos diversificados para cada professor.

Muitos alunos como eu, não gostamos muito dessa separação de alunos em diversos cursos, em minha opinião seria muito mas produtivo cada turma com alunos de um único curso, do que essa mistura que foi proposta, alguns não leva a sério a disciplina, até por não gostar e ai acaba dificultando o contato por ser de cursos diferentes com grade curriculares diferentes e a partir daí vem à desculpa para não ajudar em trabalhos. Mas ao final do semestre acabamos conhecendo alguns alunos, onde uns mantemos contato e adquirimos um carinho e outros que desejamos nunca mais fazer trabalho junto.

AULA 2 - A sociedade e o Indivíduo

Começamos a aula com esta pergunta:

O que é a Sociologia?

É entender a sociedade num todo, em sua organização e relação, saindo do senso comum e da zona de conforto.

Mas penso:

 Será que são todos que estão preparados para sair da sua zona de conforto e pensar como um todo, sem preconceitos?

Eis a questão...

Bom em minha opinião nem todos está muito ainda pensa muito em si próprio do que em um todo, e somos de certa forma livres para fazer nossas escolhas, mas agora se nossas escolhas vai se concretizar, vai depender de muitos fatores e são vários os nossos limites para alcançar nossas metas, objetivos e sonhos que muitas das vezes, essas limitações não dependem só de nós mesmo como dito antes e sim do que está ao nosso redor sendo eles:

- condição financeira;

- as amizades dentro da área desejada;

- uma maior competência na área profissional para alcançar seus objetivos, que vai acabar gerando uma competição.

E precisamos mais do livre arbítrio, precisamos sim de força, gana, saúde, determinação e esperança que um dia alcançaremos.

AULA 3 – Representações sociais sobre o Brasil e os brasileiros, quem somos?

Nesta aula discutimos se o Brasil e um país pacífico, as frases e imagens que esconde por trás o verdadeiro Brasil, que não é um país totalmente de “flores” isto é, maravilhosa e sim que existe muitos espinhos sendo um dos pontos o preconceito e a passividade . Através do documentário Lutas.doc, episodio 1 com subtítulo” Gerra sem Fim”, onde se enfatiza que o povo brasileiro é uma das sociedades mais violentas e que é mais fácil sustentar uma imagem bonita do que assumir a sua rebeldia, que tudo o brasileiro negocia usando formas subjuntivas, que o cidadão se acomoda pelo Brasil ser visto como o país do futuro. Que o Brasil se faz de coitadinho e que tudo que vem de fora é melhor, e que a ambiguidade que o Brasil possui o faz ser especial.

O Brasil se torna um Brasil capitalista onde a desigualdade aqui é muito maior se comparando com países de fora e com isso cresce o preconceito, sendo a história do Brasil contada como um invasor, onde as diferenças de classes, cor, etnia e cultura, e que cada cidadão quer ser uma coisa se esquecendo de suas próprias origens.

AULA 4 – Conhecer para transformar: A vida em situação de vulnerabilidade.

Foi nos apresentado a vida como ela é “vulnerável” através do documentário: Lixo Extraordinário de Vik Muniz, nos mostrando através de depoimentos a vida dos catadores de lixo, seus problemas, dores, tristezas, sonhos e esperanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com