TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre mercado de trabalho em fisioterapia

Por:   •  27/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO COMPLEMENTAR PARA NOTA 1 BIMESTRE

Tema: Estudo sobre mercado de trabalho em fisioterapia

Fonte: Revista crefito 3

             Revista coffito

Nomes: Isabela dos Santos Lopes

               Luciana Teiche

Professor: Ricardo Lúcio Martins

Disciplina: História da Fisioterapia

Pacientes denominados de grande queimados há um tempo atrás seria praticamente impossível a sua sobrevivência, hoje em dia a saúde melhorou e já é possível a sobrevivência desses pacientes. Por menor que seja o tipo de queimadura o paciente já tem acesso à fisioterapia desde o hospital.

O fisioterapeuta terá que avaliar todos os dados do paciente para estabelecer as metas de tratamento longo, médio ou curto prazo. A fisioterapia em pacientes queimados é de extrema importância, assim evita o enrijecimentos de tecidos e embolia pulmonar, todas as articulação devem ser exercitadas até mesmo aqueles que não sofreram nenhum tipo de queimadura, em pacientes grande queimados também recebem a fisioterapia, mas de forma mais leve, por exemplo, a elevação de um membro superior ou inferior.

A atuação do fisioterapeuta nessa área conta com o posicionamento movendo o paciente sutilmente, mas que ele possa trocar suas posições para evitar sequelas secundárias no caso uma postura incorreta. A cinesioterapia respiratória consta com os seguintes procedimentos como desobstrução brônquica, drenagem postural, reexpansão pulmonar e reeducação da função muscular respiratória em alguns casos são necessários esses procedimentos, pois algumas vítimas inalam a fumaça.

O primeiro passo do fisioterapeuta é a hidratação da pele, pois o paciente perde a pele no local da queimadura, assim reduzindo o edema, ou seja, o inchaço no local queimado, o fisioterapeuta também atua na prevenção de sequelas, cicatrizes e queloides.

Para a recuperação é necessária uma malha compressiva no local, para depois o paciente se submeter a uma cirurgia de enxerto, quando isso acontece o paciente precisará ficar um período de cinco a dez dias sem ser manipulado na sua parte motora, caso o fisioterapeuta mexa o seu trabalho de quarenta e cinco dias antes será todo perdido.

Quando o enxerto estiver aderido à pele o fisioterapeuta iniciará uma mobilização lenta, mas nunca com resistência e assim até voltar o trabalho inicial. A maioria dos casos de queimaduras são crianças e acidentes domésticos, a atuação do psicólogo também é essencial nesse tipo de tratamento.

A área que mais cresce na fisioterapia é a dermato-funcional, essa área não abrange apenas a estética e a beleza, os queimados também estão incluídos nessa denominação, mas também tem áreas específicas só para queimados.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Em algumas faculdades no curso de fisioterapia a área de queimados não é inclusa durante o curso de graduação, mas algumas faculdades já inclui essa disciplina. Existem cursos de pós-graduação nessa área, o primeiro do país foi criado em Goiânia (GO) pelo MONTHE Instituto de Ensino e Pesquisa em parceria com a universidade estadual de Goiás. A CEFID é uma faculdade que fica no estado de Santa Catarina e o curso de graduação em fisioterapia é incluso a área de queimados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com