TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho fisioterapia

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

Os progressos obtidos pela Associação da Fisioterapia

A Associação dos Fisioterapeutas do estado de São Paulo foi fundada em 19 de agosto de 1959e hoje é conhecida como ABF (Associação Brasileira de Fisioterapia) que transforma o cargo de nível técnico em nível superior

Em 1969 houve um grande salto no reconhecimento profissional do fisioterapeuta e foi causado pela assinatura do Decreto-Lei nº 938 que foi assinado pelos ministros da Marinha de Guerra, do Exercito e da Aeronáutica Militar.

O profissional é reconhecido de forma que ele se torna mais importante que a exclusividade da atuação e com certeza têm conquistas que não são esquecidas há mais de 30 anos.

O primeiro curso de Mestrado em Fisioterapia foi promovido no México pela OMS e pela Confederation of Physical Therapy (WCPT) no ano de 1969 com a participação de Danilo Vicent Define e Eugenio Lopez Sanchez. A Resolução nº 4 do Conselho Federal de Educação, em 28 de fevereiro de 1983, fixou cursos de Fisioterapia de no mínimo 4 anos e agora perante a lei o fisioterapeuta tem sua maioridade reafirmada pela justiça e pelos órgãos formadores.

Mas, é necessário deixar claro para a sociedade, a reciclagem e aperfeiçoamento dos fisioterapeutas. Se uma profissão de saúde não reunir seus melhores quadros por período regular, em qualquer lugar no país e não possuir revistas especializadas em fundamentos científicos.

Em 1962, foi realizada a primeira reunião de escala nacional feita por terapeutas no Brasil e esta foi denominada como a primeira conferencia da ABF.

Provavelmente o WCPT tenha se filiado à entidade brasileira por causa da conferência de 1962.

Nos últimos anos, os congressos são realizados com um intervalo muito curto entre cada um deles. Nos últimos 11 congressos, o intervalo entre cada um deles era de mais ou menos 2 anos e a diferença entre cada um deles também diminuiu

Foram formadas várias sociedades de estudo, algumas delas realizam jornadas, congressos e algumas atividades com regularidade entre fisioterapeutas especializados. O destaque é para a Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Intensiva.

Alguns desses fatos vão consolidando o profissional de maneira irreversível, dessa forma também é nessessário ampliar a sua anatomia e conquistar o espaço que a Fisioterapia pode ou deve ocupar.

O sistema COFFITO-CREFITOS, criado no final dos anos 70

O COFFITO foi criado pela lei 6.316, de 17 de dezembro de 1.975. A sigla COFFITO significa Conselho Federal de Fisioterapia Ocupacional.

A lei mais importante sobre Fisioterapia foi constituída pelo Congresso Nacional e possui diversos artigos, entre eles está o artigo 1º que constitui o sistema COFFITO-CREFITOS e também os incisos I e II do artigo 5º.

O Decreto-Lei nº 938 servia para fazer o órgão do Ministério da Saúde fiscalizar o ecercício da profissão do Fisioterapeuta, mas isso não aconteceu.

A Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas do estado de São Paulo ganha do Ministério do trabalho , o reconhecimento enquanto Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Auxiliares de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do estado São Paulo – SINFITO, em 12 de agosto de 1980.

Devido à interpretação do artigo 10 do Decreto-lei 938, o termo “Auxiliares” foi incluso na denominação do Sindicato das Categorias por parte do Ministério do Trabalho.

Depois da publicação do Decreto da junta militar, os Fisioterapeutas foram submetidos à uma avaliação de seus conhecimentos e se fossem aprovados poderiam usar a função de auxiliar com os mesmos direitos de um Fisioterapeuta.

Há confusão, em especial com os empregadores desejosos e o mercado de trabalho por não contarem com uma mão de obra não qualificada para pagar salários inferiores ao de um profissional habilitado, sabendo que os direitos do consumidor ainda não estavam regulamentados. No mercado de trabalho, na década de 70, muitos desses falsos “auxiliares” sugiram através de patrocinadores que lucravam e ainda lucram com o exercício ilegal dessa profissão.

Em1982, foi publicado pelo Conselho Federal, a resolução COFFITO-30 que serve para regularizar a situação do auxiliar de Fisioterapia (previsto no artigo 10 Decreto-lei 938). Até o dia 13 de outubro de 1969, todos os aprovados que comprovassem o exercicio da Fisioterapia, recebiam a inscrição na categoria de “Auxiliar de Fisioterapia”.

Quem não preencher os quesitos do Decreto-lei 938 ou não concluísse os cursos de 1º e 2º grau, não poderiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com