TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do sistema digestório

Por:   •  10/5/2015  •  Tese  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

O alimento só será absorvido pelo organismo depois que houver a sua digestão, que é a quebra de macromoléculas feita pelo sistema digestivo.

Digestão de diversos alimentos por hidrólise

Hidrólise de carboidratos

O processo da hidrolise dos carboidratos ocorre quando há a quebra dos polissacarídeos ou dissacarídeos e convertidos a monossacarídeos através de enzimas que catalisam a introdução de íons de hidrogênio e íons de hidroxila.

Hidrólise de gorduras

O processo de hidrólise de gorduras ocorre quando enzimas inserem três moléculas de água em uma molécula de triglicerídeo separando-o em três moléculas de ácido graxo e uma de glicerol.

Hidrólise de proteínas

O processo de hidrólise de proteínas ocorre quando enzimas proteolíticas inserem íons de hidrogênio e hidroxila quebrando as ligações peptídicas

A digestão dos três principais alimentos está envolvida pelo processo de hidrólise e o que os diferenciam são as enzimas que promove as reações para cada tipo de alimento.

Mecanismos básicos de estimulação das glândulas do trato alimentar

Estimulação autônoma simpática e parassimpática

Quase sempre o sistema nervoso parassimpático aumenta a secreção das glândulas no sistema digestório.

O sistema nervoso simpático pode ter duplo efeito, primeiro causa um efeito brando a moderado na secreção de algumas glândulas e em segundo se já houver uma estimulação parassimpática ou se os hormônios já estiverem causando secreção, a estimulação simpática geralmente reduz a secreção.

Regulação da secreção glandular pelos hormônios

Da mucosa gastrointestinal os hormônios são liberados no sangue em resposta a presença de alimento no lúmen do trato intestinal e chegam às glândulas onde estimulam a secreção. Esses hormônios regulam o volume e a característica da secreção.

Secreção da saliva

As glândulas parótidas, as submandibulares e as sublinguais são as principais glândulas salivares e secretam em média 1000 mililitros por dia e tem um PH entre 6,0 e 7,0.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com