TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum Responsabilidade Socioambiental

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

LUXAÇÃO

A luxação é definida como a “perda do contato articular”, é caracterizada pela separação das superfícies articulares da cabeça umeral e da cavidade glenóide, geralmente necessitando de manobras para redução

TIPOS DE LUXAÇÃO

A luxação anterior traumática é a mais comum estando presente em 85% dos casos, geralmente associadas a práticas esportivas, seguida pela luxação posterior em cerca de 2 a 4% dos casos, luxação inferior em 0,5% e raríssimos casos de luxação superior.

Sintomas: Os sintomas incluem deslocamento do ombro, inchaço, dor e incapacidade de mover a articulação.

O QUE CAUSA A LUXAÇÃO?

O ombro é uma articulação muito móvel e, portanto, mais vulnerável ao deslocamento comparado com as outras articulações. A cavidade glenóide é pequena em relação à cabeça do úmero. Músculos, ligamentos e a anatomia óssea do ombro trabalham juntos para manter a estabilidade e prevenir a luxação do ombro.

Rupturas do manguito rotador são comumente associados à luxação do ombro. Podem ocorrer fraturas do úmero e danos a qualquer dos nervos (por exemplo, axilar e plexo braquial).

Movimentos em elevação, abdução e rotação externa são os mais comumente associados a luxação do ombro.

AVALIAÇÃO DO PACIENTE

Uma anamnese e exame físico detalhado são importantes para definir o mecanismo de trauma causador da lesão, posição do braço, quantidade e o ponto de aplicação da força. Os exames radiológicos complementam o diagnóstico e ajudam a identificar lesões associadas, importantes no planejamento do tratamento.

DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL

Visa identificar, quantificar e qualificar as disfunções cinéticas-funcionais de órgãos e sistemas. Para esse diagnóstico é preciso uma avaliação funcional que vai ser feita por meio de anamnese funcional, exames complementares e testes especiais.

TRATAMENTO

Depois do primeiro deslocamento, se não tratado com eficácia, ele se torna instável e suscetível a novos deslocamentos. O ombro precisa de tratamento contínuo e reabilitação para reparar o machucado dos tecidos moles (músculos, tendões e cápsula), restaurar a força e a flexibilidade.

A correção cirúrgica está indicada nos casos de luxação anterior do ombro, pois os pacientes com este problema, geralmente, são incapazes de participar de atividades com movimentos acima da cabeça, cada luxação inflige certo dano à superfície articular e o tratamento conservador não é efetivo em prevenir a instabilidade contínua. Pardini e Freitas sugerem que, após uma cirurgia do ombro, a reabilitação costumava ser iniciada tardiamente, após a cicatrização dos tecidos, o que resultava em atrofia significativa da musculatura do ombro e em uma compensação da musculatura escapular durante a elevação do braço.

ALIVIO DA DOR

TENS:

  • Convencional
  • Tempo 30 minutos
  • Intensidade: tolerância do paciente
  • Frequência: pode ser de 50 a 150HZ, porem vamos trabalhar com 100HZ.

CRIOTERAPIA

  • 20 MINUTOS

TERAPIA MANUAL

  • Deslizamento superficial e profundo
  • Amassamento
  • Liberação mio facial

           MOBILIZAÇÃO ARTICULAR

  • Grau 1 e grau 2  

ULTRA-SOM

  • Continua
  • Frequência 1 MHZ profundo
  • Duração de pulso 1 w/cm²

Tratamento para Ganho de ADM.

Iniciava-se a mobilização passiva da articulação glenoumeral em todos os planos de movimento: flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa.[pic 1]

Em seguida, eram realizados movimentos ativos assistidos, ativos com auxílio de um bastão, mesa, toalha etc...[pic 2][pic 3]

[pic 4]

São realizados exercícios isométricos por 10 segundos na angulação máxima atingida tanto em flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa. Os exercícios com resistência leve começaram a ser impostos na quarta sessão quando o paciente referiu diminuição na dor segundo a Escala Visual Analógica (EVA). Também para aumentar a amplitude de movimento é realizadas mobilizações e trações da articulação glenoumeral.[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (90.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com