TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEOSTASE: BASE ESTRUTURAL DA FISIOLOGIA HUMANA

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 2

HOMEOSTASE: BASE ESTRUTURAL DA FISIOLOGIA HUMANA

O corpo humano é composto por milhares de células que necessitam necessariamente estar em constante manutenção para se manter relativamente dentro dos padrões de normalidade, esse processo denomina-se como homeostase. (1)

A homeostase é uma palavra que tem sua origem grega que se faz a junção de termos como “mesmo” e “estáveis”. A homeostase que tem como objetivo manter o meio interno do nosso organismo dentro dos limites fisiológicos,  sendo assim uma auto-reguladora, já a homeostasia é a lei de equilíbrio que rege em nosso corpo nas composições físico-químicas que estão sempre em busca de serem  constantes. (1)

O corpo humano depende de alguns fatores para ser considerado em homeostasia quando seu interno está com a sua concentração apropriada de substâncias químicas, mantém a temperatura, e a pressão adequada, quando aspectos como esses sofrem alterações o individuo pode a vir demonstrar enfermidades ou até mesmo a morte. (1)

Dentro da homeostase existe dois tipos de retroalimentação que influenciam o equilíbrio, dentro eles estão a retroalimentação positiva, que acontece no nosso organismo com menos frequência, onde o estimulo perturbador é constante e sofre aumentos gradativos e só é finalizado quando algo interrompe o ciclo, um exemplo disso é o trabalho de parto, onde os estímulos são constantes seguindo da estira da cérvix, o estiramento cervical, e contração fúndica e o repetimento do ciclo até que ocorra o nascimento. Já no outro caso esta retroalimentação negativa é quando o estímulo perturbador recebe uma resposta que tem como objetivo diminuir ou interromper o ciclo. (2)

Entre os princípios básicos da homeostase, pode destacar entre eles a homeostasia térmica, onde a finalidade é manter o corpo dentro da temperatura adequada, já que da temperatura dependem vários fatores, como por exemplo, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc. Para manter a temperatura ideal denominada, termo neutralidade, o corpo humano utilizasse de vários mecanismos fisiológicos e comportamentais. (3)

Referências:

1.

Rocha Jr. PN. Guia Eu. [Online].; 2008. Available from: http://www.guia.heu.nom.br/homeostase.htm.

2.

Dias MS. Portal Educação. [Online].; 2012. Available from: http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/21333/mecanismos-de-retroalimentacao-positiva-e-negativa.

3.

Bernard C, Cannon W. Significados. [Online].; 2011. Available from: http://www.significados.com.br/homeostasia/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com