TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOLOGIA HUMANA HOMEOSTASE

Por:   •  12/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

FISIOLOGIA HUMANA

HOMEOSTASE

Nome: Roseli

Curso: Estética e Cosmética/EAD

.

A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade. O nosso organismo é uma máquina perfeita, que necessita que cada variável esteja completamente ajustada para que o seu funcionamento ocorra de maneira correta.

1. O filme “Além das Profundezas”, onde duas irmãs saem para uma viagem de mergulho, após um acidente com uma das irmãs, que fica presa por uma rocha que caiu sobre suas pernas, deixado presa no fundo do mar. Momento esse que a outra irmã faz de tudo para salvá-la antes que o seu oxigênio acabe. O estímulo é a perda do oxigênio e a resposta é buscar outro cilindro de oxigênio para que sua irmã permaneça respirando. O sistema nervoso ajuda a manter a homeostase nos padrões respiratórios. Como a respiração é involuntária, o sistema nervoso garante que o corpo receba o oxigênio necessário ao respirar.

2. No filme “O Lado Bom da Vida”, onde dois atores se exercitam (corridas), todos os dias para melhorar o estresse e a depressão por ter passado por problemas sentimentais. As atividades físicas ajudam a equilibrar o nível de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que geralmente são liberados em grandes quantidades no corpo em momentos de estresse e nervosismo, como uma resposta normal do organismo para resolver situações estressantes, e as atividades físicas podem diminuir a produção e a liberação do cortisol e da adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.” Onde o estímulo é o aumento da temperatura corporal, o suor evapora e esfria o corpo quando a temperatura está muito elevada e a resposta é o combate do nível de hormônios do estresse no controle da homeostase.

3. Escolhi o G1, Jornal Hoje do dia 17/11/2017, das 14h07min, onde um “aluno de oito anos de idade desmaiou de fome” em sala de aula, escola pública do Detrito Federal. Professora disse: “a gente chamou o SAMU e quando chegou, o SAMU fez o atendimento e viu que era fome”. A fome causa baixa quantidade açúcar no sangue que provoca alguns sintomas no organismo, no caso do menino foi desmaio por não se alimentar, uma vez que ele só conseguia alimentar-se na escola.

Referências:

Filme, Além das profundezas, Suspense, lançamento 14FEV20 (Suécia), Diretor Joachim Hélen;.

Filme, O Lado Bom da Vida, Comédia/Romântica, lançamento 2012, Diretor: David O. Russell;

G1, Jornal Hoje, 17/11/2017 – atualizado em 17/11/2017 14h07min;

https://www.tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica/

https://pt.khanacademy.org/science/biology/principles-of-physiology/body-structure-and-homeostasis/a/homeostasis;

LIMA, Alice Gonçalves, São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2015, II serie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com