TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol como Formação do Indivíduo

Por:   •  18/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade - Esportes II

Handebol como Formação do Indivíduo

O projeto será desenvolvido com alunos de 3ª a 8ª serie do ensino fundamental, e tem como objetivo estabelecido tratar dos aspectos físicos, psicológicos, afetivos, cognitivos, críticos e sociais tornando-os cidadões pensantes e atuantes sobre a cultura e a sociedade a qual estão inseridos.

 Na verdade todas as disciplinas devem participar, pois, com a participação e incentivo de todos os alunos se sentem mais seguros e confiantes e com isso tem mais facilidade no processo de ensino aprendizagem.

Para o projeto ser um sucesso temos que ter um bom planejamento e é muito importante que se conheça os estágios de desenvolvimento de cada criança e que direcione as atividades de acordo com a faixa etária e a capacidade da criança. Os conteúdos abordados serão a participação, a socialização em equipe e a coordenação motora.

A partir das três abordagens apresentadas iremos nos concentrar em responder, como ter uma aula de Educação Física com á pratica do handebol.

A quantidade de aulas necessária para a realização do projeto vai depender do desenvolvimento no decorrer da pratica.

E os alunos serão avaliados de acordo com sua participação e vontade. Claro que vamos ficar de olho naqueles que não correm, não transfere a bola ou foge dela, e também aqueles mais agressivos com o espírito competidor.

“Não há método único de ensino, mas uma variedade de métodos cuja escolha depende dos conteúdos da disciplina, das situações didáticas específicas e das características socioculturais” e de desenvolvimento ou experiência dos alunos. (LIBÂNEO, 1994, p. 152).

Não orientamos o ensino sob uma abordagem metodológica, buscamos nas diferentes propostas o suficiente para atender as necessidades de nossos alunos. Desse modo, a metodologia do ensino e a pratica do esporte com critérios diferentes corresponde aos princípios para o ensino, constituído de métodos e técnicas que irão intervir no processo de aprendizagem do aluno, capaz de realizar os objetivos educacionais de conhecimento de todos os envolvidos na prática educativa.

Os jogos coletivos, nesse caso o handebol, provocam alterações em todos os elementos que compõem sua estrutura organizacional se fizermos algumas modificações os alunos irão ter uma nova construção criativa de aprendizagem do jogo.

Nessa perspectiva, estamos tentando mostrar uma nova forma de aprendizagem ao processo de ensino, privilegiando a jogo como elemento fundamental para o ensino e aprendizagem, pedagogicamente problematizando o jogo.

Dessa forma, o handebol passa a ser uma ferramenta para que o aluno tenha dentro da sua prática vivências e experiências que proporcionem a ele um aprendizado múltiplo. Mas para isso o professor deve saber adequar o Esporte/Jogo a realidade da escola, e reformular os objetivos de quem os executa.

De inicio

1ª aula – vamos conversar sobre o projeto e ver a opinião dos alunos, criando assim um feedback (opinião/realimentação).

2ª aula – juntaremos todas as opiniões e formaremos um jeito diferente de se aprender brincando com Handebol.

3ª aula – cada professor participante ficará responsável em fazer um sorteio para a escolha de dois líderes para cada turma.

4ª aula – os lideres formarão dois grupos, onde cada grupo escolherá uma cor para representar seu time. Lembrando que não pode repetir a cor entre todas as turmas participantes.

5ª aula – que comece o handebol.

 

O handebol é uma modalidade de fácil aprendizagem, pelo fato de seus fundamentos específicos disporem de combinação de múltiplos movimentos, dos quais derivam diretamente do correr, saltar, andar e arremessar, e a partir da concepção metodológica  defendida para o ensino do handebol nas aulas de Educação Física nossos procedimentos pedagógicos aplica-se ao ensino dos jogos em uma visão de conteúdo de atividades escolares, pois o prazer do jogo deve ser mantido e não corrompido pela prática, nos preceitos do rendimento esportivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com