TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massagem Epicrania

Por:   •  10/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  2.121 Visualizações

Página 1 de 7

massagem epicrania

RESUMO

Atualmente em uma sociedade em que as tensões do cotidiano contribuem para diversas doenças tanto de ordem físicas como psicológicas da população da terceira idade, que diversos estudos estão sendo feitos para demonstrar a eficácia de técnicas que auxiliem na redução e prevenção dos efeitos deletérios na saúde dos idosos agravados pelo estresse físico e mental, e dentro dessa perspectiva. O tratamento através de sessões de massagem epicrânia pode vir a contribuir de forma eficiente na diminuição dos biomarcadores do estresse dos voluntários avaliados nesse estudo, que será composto por 10 idosos, homens e mulheres, com a faixa etária de 60 à 74 anos, serão analisados os efeitos fisiológicos pré e pós massagem epicrânia em todas sessões , através dos equipamentos de aferição da saturação de oxigênio arterial , pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, e responderão um questionário psicológico que apontarão os níveis de estresse físico e psicológico antes da primeira sessão e ao término da última sessão de massagem epicrânia.

PALAVRAS-CHAVE:

Idosos, Massagem Epicrânia, Estresse.

ABSTRACT

Daily tensions have leading to the beginning of several diseases, from physical to psychological order, especially in the population of seniors . Studies have been done to demonstrate the effectiveness of techniques that supports on reduction and prevention of health hazard effects on elderly, due to physical and psychological stress. On this outlook, this paper is intended to show how the scalp massage can contribute to the decrease of stress biomarkers. On this study it will be evaluated 10 elderly volunteers, men and women, between 60 and 74 years old. Each one will be submitted to four massage sections, along one month. Physiological effects prior and after scalp massage will be analysed in every section with arterial oxygen saturation measurement equipments, blood pressure, heart and respiratory rate. Volunteers also will answer to a psychologist quiz. These parameters will allow to point physical and psychological stress levels before and after the scalp massage treatment.

KEYWORDS:

Seniors, Epicraniana Massage, Stress.

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO 4

1.1 Estresse 5

1.2 Massagem epicrânia 6

2 OBJETIVO 7

2.1 Objetivo geral 7

3 JUSTIFICATIVA 7

4 MÉTODOS 8

4.1 Amostra 8

4.2 Critérios de inclusão: 8

4.3 Critérios de exclusão: 8

4.4 Protocolo: 9

4.5 Seqüência da massagem epicrânia. 11

5 HIPÓTESE 13

6 CRONOGRAMAS 13

6.1 I Etapa: Projeto de pesquisa 14

6.2 II Etapa: Entrega para o Comitê de ética 14

6.3 III Etapa: Pesquisa Bibliográfica 14

6.4 IV Etapa: Coleta de dados 14

6.5 V Etapa: Tabulação e análise dos dados 14

6.6 VI Etapa: Discussão e conclusão 14

6.7 VII Etapa: Relatório 15

7 ORÇAMENTO 16

7.1 Tabela Financeira 16

7.2 Marcas: 17

7.3 REFERÊNCIAS 17

8 FONTES CONSULTADAS 20

1. INTRODUÇÃO:

Atualmente, com o aumento significativo da população idosa, as tensões do dia a dia desse grupo contribuem significativamente para o agravo de diversas doenças, tanto de ordem físicas quanto psicológicas, sendo assim, terapias que auxiliam em uma melhor qualidade de vida para os idosos, passaram a ser essenciais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nas próximas décadas a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos atuais 841 milhões para 2 bilhões até 2050, tornando as doenças crônicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global (Oms 2014).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: a meia idade de 45 a 59 anos, o idoso de 60 a 74 anos, o ancião de 75 a 90 anos, e a velhice extrema de 90 anos em diante (TERRA, 2010).

Segundo Lehr (1999) é recomendável encorajar as idas em spas, pois um grande número de pessoas da terceira idade estão dispostas a frequentar programas de cura e prevenção, desde que sejam oferecidos de forma atrativa

Estudos realizados por Pereira et al (2014) concluíram que são três os fatores principais do processo de envelhecimento que podem acelerar ou retardar as doenças na população idosa: o biológico, o psíquico e o social; enfatizando que o estresse prejudica o bem-estar, com maior probabilidade de provocar diversos problemas físicos, devendo ser identificada as situações que conduzam à sensação estressante e substituí-los por outras situações que causem prazer.

Desenvolver mecanismos de redução de mortalidade precoce, causadas por doenças do envelhecimento é um desfio importante, que demanda medidas urgentes tanto biomédicas quanto psicossociais para essa população detentora de tantas contribuições econômicas, culturais, sociais e afetivas para nossa sociedade. (PY, et al.,2004).

1.1 ESTRESSE:

Segundo Lipp (2001) o estresse acontece por causa de certas situações que causam reações boas ou ruins, independente se a tensão for física ou mental, de modo que, qualquer forma de tensão causará um desequilíbrio no organismo da pessoa, levando ¬a ter problemas de saúde, tais como: infecções, fraqueza do sistema imunológico e outras doenças.

Quando somos forçados a uma nova situação algumas informações como as alterações fisiológicas juntamente com o estresse, são processados no cérebro, mais precisamente no hipotálamo, resultando em uma cadeia de reações bioquímicas alterando o funcionamento do corpo, a longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com