TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Pesquisa

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O perfil epidemiológico do Brasil distingue-se do de países avançados pela presença dos “problemas persistentes”, incluindo doenças tropicais, e também distingue-se do perfil de países mais pobres pela presença das “epidemias emergentes”, envolvendo doenças não-transmissíveis. Cite quais são os três estágios na evolução dos padrões de doenças:

        

1- estágio marcado por doenças infecciosas associadas à pobreza, má nutrição, falta de saneamento etc.;

2- doenças degenerativas como doenças cardíacas e câncer;

3- problemas derivados de poluição ambiental e problemas em famílias, comucomunidades e locais de trabalho que levam à violência, abusam de drogas, alcoolismo etc.

  1. Fala sobre os dois problemas iniciais encontrados nas “trajetórias tecnológicas”.

Em primeiro lugar, certos avanços na área de medicamentos (forte candidato, como vimos, a substituir cirurgias) podem levar a viabilização de novos tipos de cirurgia e procedimentos caros. Em segundo lugar, importante observar os fatores que governam a oferta de inovações médicas, como insistem Gelijns & Rosenberg (1995). Nesse ponto, limitações do conhecimento científico são muitas vezes enormes. No sistema de inovação do setor saúde, fortemente baseado na ciência, limitações no desenvolvimento científico podem tornar a oferta de inovações praticamente inelástica por alguns períodos de tempo.

  1. O que sugere o termo “desvio ascendente” ?

Diz que há outros fatores operando entre o crescimento econômico e a saúde. Como o Relatório do Banco Mundial (1993) sintetiza, as “lições do passado” sobre a queda da mortalidade indicam que três fatores contribuem para explicar as quedas de mortalidade:

  1. aumento da renda per capita; b) avanços na tecnologia médica; c) o desenvolvimento da saúde pública e disseminação de conhecimentos.

  1. Do que se distingui-se o perfil epidemiológico do Brasil para os países avançados ?

O perfil epidemiológico do Brasil distingue-se do de países avançados pela presença dos “problemas persistentes”, incluindo doenças tropicais, e também distingue-se do perfil de países mais pobres pela presença das “epidemias emergentes”, envolvendo doenças não-transmissívei.

  1. Como pode ser atestada a importância do setor de saúde  ?

A importância do setor saúde no sistema de inovação brasileiro pode ser atestada tanto pela observação das raízes históricas como das realizações recentes.

  1. Do que a deve ser capaz a capacitação cientifica e tecnológica?

Enfim, a capacitação científica e tecnológica em saúde deve ser capaz de responder ao “mosaico epidemiológico” existente no país. Essas políticas ativas podem contribuir para que o setor saúde deixe a sua marca no sistema de inovação brasileiro, viabilizando uma construção combinada de um sistema de inovação e de um sistema de bem-estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com