TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO: linguagem, cultura e identidade

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  1.983 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2

Questão 1

Tudo que foi produzido pelo trabalho humano faz parte da cultura. O termo cultura está ligado à história humana: roupas, ferramentas, armas e tradições tomam o lugar das peles, garras, presas e instintos na busca de sobrevivência e proteção. A herança social do homem não é transmitida pelas células das quais ele nasce, mas por uma tradição que só começa a adquirir depois de ter saído do ventre materno, ela é transmitida das gerações adultas para as gerações mais novas através da educação. É através da educação que cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu dos seus antepassados, neste sentido pode ser chamada também de herança social. As modificações na cultura e na tradição podem ser iniciadas, controladas ou retardadas pela escolha consciente e deliberada de seus autores e executores humanos.

Sociologia do trabalho são as relações sociais no mundo do trabalho, incluindo basicamente empresas e sindicatos, e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica. Antigamente a divisão do trabalho entre homens e mulheres eram homens com serviços braçais e estudiosos, já as mulheres serviço do lar, cozinhar, lavar. Nos dias atuais homens e mulheres têm o mesmo direito de trabalhar em serviços iguais.

Cultura e Sociologia do Trabalho estão interligadas, pois tudo que o homem lutou para conseguir desde a antiguidade que lutavam pela sobrevivência das tribos mais primitivas, até no dias de hoje depois de toda transformação e desenvolvimento que obterão formam a cultura que hoje cada um de nós tem.

Questão 2

A noção de trabalho é fundamental para se compreender o que é cultura, é a condição de liberdade, mas não em situações de exploração em que a maioria é obrigada a trabalhar em condições inadequadas à sua humanização. Isto é, na sociedade dividida em classes, o trabalho se tona alienado. Alienar, portanto, é tornar alheio, é transferir para outro o que é seu.

Por meio do trabalho o homem instaura relações sociais, cria modelos de comportamento, instituições e saberes. O aperfeiçoamento dessas atividades no entanto, só é possível pela transmissão dos conhecimentos adquiridos através das gerações. É a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência. A educação é um fator importante para a humanização e socialização do homem, entretanto, nas sociedades primitivas, a educação se acha difusa, fato que necessita que haja algumas mudanças na área. Por exemplo: entre educação, ensino e doutrinação, a educação é um conceito genérico, enquanto que o ensino se refere à transmissão de conhecimentos acumulados. A doutrinação é uma pseudo-educação que não respeita a liberdade do educando. O homem é um ser cultural, aliás, já ao nascer encontra-se envolto por valores herdados. O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecido por outros, conforme atendemos ou transgredimos certos padrões, nossos comportamentos são avaliados como bons ou maus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com