TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pratica

Por:   •  18/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Ivana Patricia Teixeira dos Santos

RA 8017840

Portfolio

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Preparação Física como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo(a) Prof. Lucas Cordeiro de Lima Oliveira.

   

        

Feira de Santana
2019

Atividade de Portfólio Ciclo 1

 

Periodização na Preparação Física

O trabalho do educador físico engloba envolve diferentes elementos, de ordem neuromuscular e cardiorrespiratória, para desenvolver esses componentes de coordenação, velocidade, agilidade e flexibilidade é necessário a atuação do profissional com planejamentos para expandir o treinamento e usar de forma mais eficiente na obtenção de bons resultados. Com o avanço dos estudos o principal elemento a ser considerado é constantemente discutido ao longo dos anos: o profissional deve traçar o treinamento buscando os períodos de planejamento e periodização da força para a aplicação na Preparação Física essa necessidade começou a ganhar notoriedade quando Dr. Kramer em seus estudos percebeu a necessidade de variações de exercícios em um curto espaço de tempo para assim quebrar a homeostase do equilíbrio corporal ao longo da temporada de treino. Com base nesses estudos de acordo com Fleck e Kraemer, o treinamento de força necessita de programas de periodização, para de forma sistemática o treinamento seja um sistema organizado com estímulos diferentes passando assim a nomea-los cada modelo de periodização e podendo nortear cada tipo de treinamento para cada especificidade a ser aplicada. A partir desses estudos passa-se a ter conhecimento e dividi-las em: periodização clássica, periodização não linear e periodização não linear flexível.

Segundo Fleck e Kraemer, o conceito de Periodização se resume entre os componentes da carga de treinamento volume e intensidade, dessa forma a periodização clássica defende um aumento progressivo da intensidade e o decréscimo do volume com pequenas variações no microciclo semanal. A periodização não linear consiste como a variação regular do volume e da intensidade nas sessões de treinamento presentes em um mesmo ciclo com o objetivo de treinar diferentes componentes do sistema neuromuscular e segundo Fleck (1999) pode ser utilizada em curtos períodos de tempos programando anualmente a rotina do individuo. E ainda sobre os tipos de periodização abrange o conhecimento a não linear flexível onde o planejamento do treinamento é o mesmo do não linear pórem é realizado ajustes ao treinamento específico.

Em todos os modelos de periodização as variáveis de força e resistência são observadas, as diferenças quando se comparadas entre cada uma delas se dá através da observação de detalhes importantes. Como por exemplo, permitir maior variação na sequência dos exercícios; (periodização não linear); permitir uma rotina menos entediante (periodização não linear flexivel); aumento  em sequencia de treinamento da mesma forma que há aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (223.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com