TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Endócrino

Por:   •  29/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  20.290 Palavras (82 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 82

O sistema endócrino tem como função  coordenar e integrar a atividades das células em todo o organismo através da regulação das funções celular e orgânica, bem como manutenção da homeostasia durante a vida. A homeostasia, isto é, a manutenção de um meio interno constante, é de suma importância para assegurar a função apropriada das células. O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinada função no nosso corpo.

FUNÇÕES FISIOLÓGICAS E COMPONENTES

Algumas das principais funções do sistema endócrino são as seguintes:

  • Regulação do equilíbrio do sódio e da água, bem como o controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.
  • Regulação do equilíbrio do cálcio e do fosfato para preservar as concentrações no líquido extracelular necessária à integridade da membrana celular e sinalização intracelular.
  • Regulação do balanço energético e controle da mobilização, utilização e armazenamento da energia para assegurar o suprimento das demandas metabólicas celulares
  • Coordenação das respostas contra-reguladoras hemodinâmicas e metabólicas do hospedeiro ao estresse
  • Regulação da reprodução, do desenvolvimento, do crescimento e do processo de envelhecimento

As glândulas endócrinas produzem e lançam no sangue substâncias reguladoras denominadas hormônios – estes, ao serem lançados no sangue, percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.

Na atualidade, o sistema endócrino é definido como uma rede integrada de múltiplos órgãos de diferentes origens embriológicas, que liberam hormônios, incluindo desde pequenos peptídios a glicoproteínas, que exercem seus efeitos em células- alvo próximas ou distantes. Essa rede endócrina de órgãos e mediadores está estreitamente integrada com os sistemas nervosos central e periférico, bem como com o sistema imune, levando ao uso de uma nova terminologia atual, como neuroendócrino ou neuroendócrino-imune para descrever tais interações. O sistema endócrino é constituído essencialmente por três componentes básicos.

Glândulas endócrinas- as glândulas endócrinas clássicas carecem de dustos e, por isso, secretam seus produtos químicos ( hormônios ) no espaço intersticial, a partir do qual passam para a circulação. Ao contrário dos sistemas cardiovasculares, renal e digestivo, as glândulas endócrinas não têm conexão anatômica e estão distribuídas pelo corpo

Hormônios- são produtos químicos liberados pela célula, que exercem uma ação biológica sobre uma célula-alvo. Os hormônios podem ser liberados das glândulas endócrinas do cérebro e de outros orgãos, como o coração, o fígado e tecido adiposo

Orgão-alvo- contém células que expressam receptores específicos de hormônios e que exibem uma resposta biológica com a ligação de determinado hormônio.

QUÍMICA E MECANISMO DE AÇÃO DOS HORMÔNIOS

Os hormônios podem ser classificados em proteínas ( ou peptídios), esteróides e derivados dos aminoácidos (aminas). A estrutura do hormônio é que determina a localização do receptor de hormônios: as aminas e os hormônios peptídicos ligam-se a receptores situados na superfície celular, enquanto os hormônios esteróides têm a capacidade de atravessar as membranas plasmáticas, ligando-se a receptores intracelulares. Além disso, a estrutura do hormônio influencia a sua meia-vida. As aminas são as que apresentam meia-vida mais curta (2 a 3 min), seguidas dos polipeptídios (4 a 40 min), dos esteróides e proteínas (4 a 170 min), bem como dos hormônios tireoidianos (0,75 a 6,7 dias)

HORMÔNIOS PROTÉICOS OU PEPTÍDICOS

Os hormônios protéicos ou peptídicos constituem a maioria dos hormônios. Trata-se de moléculas compostas de 3 a 200 resíduos de aminoácidos. Esses hormônios são sintetizados na forma de pré-pró-hormônios e sofrem processamento pós-tradução. São armazenados em grânulos secretores anes de sua liberação por exocitose. Entre os exemplos de hormônios peptídicos, destacam-se a insulina, o glucagon e o hormônio adrenocorticotrópico. Alguns hormônios incluídos nessa categoria, como foliculoestimulante, juntamente com o hormônio tireoestimulante e a gonadotropina cariônica humana, contêm carboidratos e, por isso, são denominados glicoproteínas. Os componentes do carboidratos desempenham importante papel na determinação das atividades biológicas e taxas de depuração dos hormônios glicoprotéicos na circulação.

HORMÔNIOS ESTERÓIDES

Os hormônios esteróides derivam do colesterol e são sintetizados no córtex da supra-renal, nas gônadas e na placenta. A vitamina D e seus metabólitos são considerados hormônios esteróides.

HORMÔNIOS DERIVADOS DOS AMINOÁCIDOS

Os hormônios derivados dos aminoácidos são sintetizados a partir do aminoácido tirosina e incluem as catecolaminas norepinefrina, epinefrina e dopamina, bem como os hormônios tireoidianos, que derivam da combinação de dois resíduos de aminoácidos de tirosina iodados

O HIPOTÁLAMO E A NEUROIPÓFISE

O hipotálamo é a região do cérebro cuja função é coordenar as respostas fisiológicas de diferentes órgãos que, em seu conjunto, mantêm a homeostasia. Para desempenhar tal função, o hipotálamo integra os sinais provenientes do ambiente, de outras regiões do cérebro e de aferentes viscerais e, a seguir, estimula as respostas neuroendócrinas apropriadas. Dessa maneira, o hipotálamo influencia numerosos aspectos da função diária, como a ingestão de alimentos, consumo de energia, o peso corporal, a ingestão de líquido e o equilíbrio hídrico, a pressão arterial, a sede, a temperatura corporal e o ciclo de sono. Essas respostas hipotalâmicas são mediadas, em sua maioria, através do controle da função hipofisária pelo hipotálamo. Tal controle é obtido por dois mecanismos: liberação dos neuropeptídios hipotalâmicos sintetizados nos neurônios hipotalâmicos e transportados, através do trato hipotalâmico-hipofisário, até a neuroipófise, e controle neuroendócrino da adenoipófise através da liberação dos peptídios, que medeiam a liberação dos hormônios adenoipofisários. Devido a essa estreita interação entre o hipotálamo e a hipófise no controle da função  fisiológica  endócrina básica, ambos são considerados como tópico integrado.

HORMÔNIOS DA NEUROIPÓFISE

A neuroipófise é uma extensão do hipotálamo que contém as terminações axônicas dos neurônios magnocelulares localizados nos núcleos supra-ópticos e paraventriculares. Esses neurônios geram e propagam potenciais de ação, produzindoa despolarização da membrana e exocitose do conteúdo dos seus grânulos secretores. Os neuropeptídios sinterizados pelos neurônios magnocelulares e, consequentemente, liberaods da neuroipófise são a ocitocina e a AVP. Ao deixarem os núcleos supra-ópticos e paraventriculares, os axônios emitem  colaterais, alguns dos quais terminam na eminência mediana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (143.8 Kb)   pdf (560.7 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 81 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com