TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Biológicos Sistema Imune

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Imune

 O que é?

O sistema imune é bem organizado trabalhando mesmo sem ser notado, protegendo nosso corpo. Através da chamada memória imunológica, ele se “lembra” de todos os patógenos (vírus, bactérias e fungos) que passaram pelo corpo.

 Tal sistema possui células que lançam um ataque á patógenos como resposta, tendo um modus operandi divulgam informações para o nosso corpo mantendo-o seguro.

 Algumas células são feitas nos ossos e o seu núcleo fica na medula óssea, células como o macrófago e o neutrófilo fazem parte deste sistema. As células trabalham incessantemente, investigando e viajando  para assim, conter de algo ruim quando algo entrar no sistema.

Quando se trata do combate a doenças infecciosas, os leucócitos (glóbulos brancos) trabalham trocando informações entre si para proteger o corpo. Às vezes eles “se confundem” e começa a atacar o corpo, um exemplo disso são as reações alérgicas, quando os mastócitos (células de vida longa) encontram um alérgeno, elas se desorientam e atacam causando os espirros, a coceira e etc.

A psoríase é uma doença que causa também uma alergia, não é infecciosa, é uma doença crônica que é desenvolvida por células de defesa (linfócitos T) liberam substancias inflamatórias e quando as células percebem esses ataques começam uma produção em massa de células que evoluem e morrem rapidamente, causando muitas manchas e escamas na pele.

Alguns fatores como tabagismo, obesidade, estresse etc.. Podem aumentar os riscos de contrair ou piorar a doença. Existem vários tipos dela e o melhor  é procurar tratamento o quanto antes para melhorar a qualidade de vida. Nesta doença percebe-se que o sistema imune ao mesmo tempo em que tentou proteger acabou atacando suas células, provocando uma série de sintomas.

Os sintomas mudam para cada paciente, mas dentre eles pode haver:

  • Pele ressecada e rachada pode ter sangramento
  • Coceira, queimação e dor.
  • Inchaço e rigidez nas articulações
  • Manchas vermelhas com escamas secas e esbranquiçadas ou prateadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com