TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS E ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA

Por:   •  26/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 12

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS E ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, TUBARÃO/SC, 2012 A 2016.

  1. INTRODUÇÃO

A Odontologia encontra-se em uma fase de avanços científicos, tecnológicos e estruturais que objetivam melhorar as condições de saúde bucal da população. Dentro de um contexto moderno, as ações odontológicas têm procurado propor atendimentos mais complexos que necessitam, muitas vezes, de uma estrutura hospitalar para que possam ser efetuados de maneira eficiente e segura. (BEZERRA, 2006)

O complexo maxilofacial é formado por distintas estruturas que mantém correlações diretas e indiretas entre si. Pode-se citar a pele e as mucosas que revestem essas estruturas como as principais barreiras protetoras contra agentes agressores tais como: exposição solar, biofilme, fumo, álcool, irritações agudas e crônicas, discrasias sanguíneas, hormonais e metabólicas. Tais agentes podem desencadear processos patológicos reversíveis ou irreversíveis a depender do tempo de exposição ao agente agressor e da decisão terapêutica tomada pelo profissional de saúde. (MARIN et al, 2007)

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (63/2005), a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho estomatognático, e estruturas crânio-faciais associadas. As áreas de competência para atuação destes especialista incluem: implantes, enxertos, transplantes e reimplantes; biópsias; cirurgia com finalidade protética; cirurgia com finalidade ortodôntica;  cirurgia ortognática; diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos; afecções radiculares e perirradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação têmporo-mandibular; lesões de origem traumática na área buco-maxilo-facial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal; tumores malignos da cavidade bucal, quando o especialista deverá atuar integrado em equipe de oncologista; e, de distúrbio neurológico, com manifestação maxilo-facial, em colaboração com neurologista ou neurocirurgião.

Suas atuações unem à prática odontológica, o conhecimento de diversas áreas da saúde e a facilidade de se executar tratamentos odontológicos dentro de um hospital. Isso ocorre em decorrência da natureza complexa das intervenções cirúrgicas adequadas a esta especialidade (BEZERRA, 2006).

Os estudos epidemiológicos têm por objetivo fornecer aos profissionais da área de saúde dados sobre determinada entidade mórbida, para que esta possa ser mais bem compreendida, estudada, tratada e combatida, principalmente por medidas preventivas (CARDOSO, 1998).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (1991) os levantamentos epidemiológicos são os principais meios válidos e reconhecíveis para se obter a situação atual e estimar as necessidades de implementação e manutenção da saúde bucal numa população (MARIN et al, 2007)

Os estudos de prevalência das doenças da região bucomaxilofacial são importantes para o conhecimento dos estados de saúde e doença e as necessidades de tratamento de uma população, possibilitando melhor atuação prática dos profissionais (ESPINOZA et al., 2003)(GOMEZ et al., 1992). Sendo o Brasil um país de grandes dimensões, é fundamental que estudos epidemiológicos sejam desenvolvidos nas suas diversas regiões, já que fatores nutricionais, hábitos, posição geográfica e situação socioeconômica da população influenciam consideravelmente na incidência de doenças bucais. (TOMMAZI, 1998)

O Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão/SC, é um hospital geral, de referência da região, que assiste a pacientes adultos e pediátricos, abrangendo praticamente todas as especialidade médicas. Apresenta-se dividido em mais de quarenta especialidades médicas e uma odontológicas. Os serviços na área de odontologia abrangem a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Nenhum trabalho epidemiológico, até a presente data, foi realizado junto ao Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do deste hospital. Dessa maneira, uma análise retrospectiva dos pacientes internados e operados por esse serviço é de extrema importância, pois pode gerar debates e proposições em torno do modo de atendimento desses pacientes, bem como o impacto desse tipo de atendimento junto ao hospital.

Além de que, as características do tipo de atendimento prestado pelo serviço, parâmetros para a melhoria e o fornecimento de dados de comparação com futuros trabalhos podem ser determinados pelo estudo epidemiológico do serviço.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral
  • Determinar o perfil epidemiológico dos pacientes internados e/ou operados pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016.
  1. Objetivos específicos
  • Realizar um levantamento epidemiológico retrospectivo dos registros de prontuários médicos dos pacientes internados e/ou operados pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial verificando as seguintes variáveis:
  1. número de pacientes atendidos;
  2. idade; c) gênero;
  3. ano;
  4. procedência;
  5. modalidades cirúrgicas realizadas;
  6. tratamentos instituídos e,
  7. tempo de internamento hospitalar.
  • Descrever o perfil das modalidades cirúrgicas realizadas pelo serviço.
  1. REVISÃO DE LITERATURA

Os estudos epidemiológicos são ferramentas importantes para a determinação das ocorrências mais prevalentes em serviços de saúde. Na cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, tais estudos auxiliam os profissionais na verificação da causuística de serviços de atendimento, como realizado nesta pesquisa. (XAVIER et al, 2009). Ela contribui para estabelecer o diagnóstico de uma comunidade, da presença, natureza e distribuição de saúde e doença (DEVER, 1998).

Serviço de saúde é um termo genérico, dado ao local destinado à promoção, proteção ou recuperação da saúde, em regime de internação ou não, qualquer que seja o seu nível de complexidade. O perfil de morbidade da população deve determinar, em grande parte, o tipo, a quantidade e a distribuição dos serviços colocados à disposição da coletividade, com vistas a manter ou melhorar o seu nível de saúde. (PEREIRA, 2000).

Segundo Dever (1998), Os dados produzidos pelo funcionamento dos serviços constituem subsídios para a tomada de decisão, por permitirem, se adequadamente trabalhados, uma visão coletiva e evolutiva dos problemas, o que indica caminhos a seguir para melhorar o atendimento e diminuir os custos. A análise da utilização dos serviços de saúde se associa à análise epidemiológica dos problemas de saúde, pois ajuda os administradores a determinarem necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com