TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Inflamatório

Por:   •  9/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

Uma resposta inflamatória aguda pode decorrer de um trauma, de infecções e até por agentes químicos ou corpos estranhos. Essa resposta é imediata e dura pouco tempo, mas traz diversas alterações no nosso organismo.

A partir dessa resposta ocorrem sinais clássicos do processo inflamatório que são chamados de “Sinais Cardinais”: resposta vascular com vasodilatação gerando calor e rubor, aumento da permeabilidade vascular gerando edema, aumento da pressão tissular causando dor e perda de função.

A resposta celular na inflamação aguda é mediada por neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinóficolo, macrófagos, células dendríticas epiteliais. Os principais mediadores químicos envolvidos na inflamação aguda são bradiquinina, fibrinopeptídeos e prostaglandinas, as proteínas do complemento (C3a, C4a e C5a), que induzem a degranulação local dos mastócitos com libertação de histamina; as interleucinas IL-1, IL-6, IL-8 e fator de necrose tumoral TNF-α.

Assim que ocorre a lesão, as plaquetas liberam proteínas do complemento e os mastócitos degradam liberando histamina e serotonina, que medeiam a vasodilatação e o aumento da permeabilidade. Os neutrófilos são os primeiros a responder à lesão inflamatória e sua migração para o local é induzida por quimiocinas (IL-8). Estes neutrófilos fagocitam os patógenos e liberam mediadores que contribuem na resposta inflamatória, sendo os mais importantes as quimiocinas que atraem os macrófagos para o local de inflamação. Os macrófagos, quando se tornam ativos, apresentam fagocitose aumentada e liberação aumentada de mediadores (prostaglandinas e leucotrienos) e citocinas (IL-1, IL-6 e TNF-α). São as citocinas produzidas pelos macrófagos que atraem os leucócitos. A participação dos eosinófilos está mais ligada a infecção por helmintos, assim como a participação dos basófilos está mais ligada a alérgenos e parasitas.

A acumulação de células mortas e micro-organismos junto com fluidos acumulados e várias proteínas, forma o pus. Mas quando a causa da inflamação é removida, a resposta inflamatória para e algumas citocinas iniciam o processo de cicatrização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com