TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática CardioPneumo Estimulação sensoriomotora no RN

Por:   •  26/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

Prática CardioPneumo

Estimulação sensoriomotora no RN

Serve pra corrigir e evitar posturas anormais, hiperextensão da cervical, rotação da cabeça (direito), retração da escapula, hiperextensão do tronco e eversão dos pés.

Posturas erradas ocasionam oclusão de vias aéreas, dificuldade de ver as mãos, causando atraso do desenvolvimento.

Melhora motricidade global, elimina posturas inadequadas e facilita motricidade normal.

Aprendizagem, estimulação de funções corticais.

Baseadas na cinesio, propriocepção e integração sensorial.

Exercícios

Dissociação do tronco: RN em DL, cervical reta, fisio mão no ombro e outra no quadril, movimenta cintura escapular e pelve. OBJ: relaxar tronco e membros.

Alcance alterado: DD, cervical reta, quadril fletido, mão nos braços e cotovelos, movimentos para movimentação da escápula. Obj: relaxar tronco e cintura escapular.

Sentir a cabeça e mãos: passar mãos do RN no rosto e cabeça. Obj: relaxamento MSs.

Chutes alternados: DD, cervical retificado e tronco flexionado. Mão nas coxas e joelhos. Bebê alcançando o céu com os pés. Obj: relaxamento tronco e pelve.

Rolando de lateral pra ventral: DL, cervical retificada. Mãos linha média (coxas e joelhos, MI fletidos), rolar RN até joelho supralateral toque o leito. Obj: relaxamento tronco e pelve.

Colocação plantar: DL, dorso pro fisio, cervical retificada. Mãos linha média, sobre o tronco e perna supralateral do bebê, realizar rotação externa do quadril e joelho supralateral, colocando planta do pé na frente do quadril infralateral. Obj: relaxamento do tronco e pelve, estimular dorsiflexão.

Rolando o quadril: DD cabeça na linha média, mãos nas laterais do quadril e da coxa. Eleva quadril em flexão, e realiza rotação no sentido horário e anti-horário. Obj: relaxamento tronco e Mis.

Rolando com as mãos nos joelhos: DD, cabeça linha média. Mãos na pelve e coxas. Mãos do bebe sobre os joelhos e abertas. Rolar bebê pros lados parando na linha média. Obj: relaxamento e fortalecimento tronco e Mis, consciência corporal, protusão ombros, cabeça linha média.

Mãos sob quadril: DD, flexão do quadril e extensão MSs. Segurar mãos do bebe sob o quadril e rotar a criança. Obj: fortalecer flexão cervical do tronco, e Mis.

Rolando de ventral de lateral: DV, joelho transversal ao terapeuta. MSs elevados (flexão ombro), sustenta o ombro com uma das mãos, e com a outra rota a pelve pra DL. Obj: fortalecimento pescoço e tronco.

Cócoras: RN na vertical, dorso em contato com tórax e abdômen do terapeuta, sentado a 45°. Mãos do fisio nos pés, realizar flexão. Balancear suavemente quadril. Obj: estimular flexão cervical, do tronco e MIs, propriocepção e controle cabeça e tronco.

Estimulação tátil: proporciona segurança, melhora gastrointestinal e GNU, aumento de ganho ponderal, crescimento neuromuscular, maturação de reflexos. Entre 5 a 15 minutos.

Estimulação Vestibular: postura e balanço, causados por respostas reflexas corticais, sobre as reações a níveis medulares. O imput pode ser promovido pelo balanço do RN em varias direções e planos. As reações são importantes. Fornece segurança e organização, podem ser usados acessórios.

Estimulação proprioceptiva: componente especializado em sensação corporal, posição e movimento do corpo no espaço. Favorece RN com alongamento cervical, cintura escapular e pélvica. RN em DD, elevado pelo fisio a 30°. Deslizar a cabeça e pescoço a lateral esquerda e rebaixar ombro direito.

Posicionamento do RN

PRONO: utilizam-se rolos e fraldas, evitando que o tronco, pelve e membros permaneçam em extensão, pra facilitar o posicionamento dos membros próximos a linha média, em flexão e adução. Ninho aconchegante, cervical neutra, lateralização da cabeça. Serve para estabilizar caixa torácica, favorece movimento diafragmático, e mecânica respiratória. Reduz consumo de O, reduz apnéia, regulariza FC, diminui pressão intracrania, favorece esvaziamento gástrico, reduz RGE, diminui choro.

SUPINO: usado em crianças com máformações congênitas, como Onfalocele, gastrosquise, atresia de esôfago e hérnia diafragmática, RNPT extremo, ou em uso de VM com alta freqüência respiratória. São posicionados em supino, facilitando cuidados médicos e cirúrgicos. É bom pq criança brinca com as mãos. Diminui morte súbita, dificulta movimento de alcance, favorece hiperextensão cervical, ocasiona assimetria na região occipital, leva ao atraso de aquisições motoras, permite movimentos amplos dos membros (moro), postura assimétrica e favorece rotação da cabeça pro lado direito.

LATERAL: DL, rolo no dorso, entre as pernas e MSs, Pés neutros. Alterar decúbito pra evitar torcicolo. Cabeça em posição neutra, tronco, Mis e MSs em leve flexão. Favorece esvaziamento gástrico, alerta visual mãos, comportamento das mãos na linha média e MÃO BOCA.

AFE aumento fluxo expiratório

Movimento toracoabdominal sincronizado, realizado no tempo expiratório, iniciado no platô inspiratório, posição Fowler 45°, hoje em várias posições. Objetivo: mobilizar, deslocar e eliminar secreções traqueobrônquicas.

  • Passiva, ativa assistida e ativa
  • Paciente sentado, expirando com glote aberta “A”, pra crianças acima de 3 anos.
  • Modalidades: rápida = eliminação
  • Lenta = mobilização

Lactentes > 2 anos: mão torácica e abdominal se movem sincronizados

Lactentes: mão torácica ativa e abdominal passiva, como apoio

RNpt, técnica de ponte – mão torácica ativa, de encontro a mão abdominal, posicionada sobre as ultimas costelas, como uma ponte, através do polegar indicador.

AFE adulto

Pct pode estar em DL, o resto idem ao afe criança.

AFE rápido – Indicado desobstrução brônquica e contraindicado na plaquetopenia, traqueomalacia, insuficiência respiratória grave, coqueluche, fragilidade óssea, discinesia brônquica e relativa na bronqueolite inicial, RFGE e asma pouco secretante. Eliminação na traquéia e bronquios proximais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com